Friday, December 24, 2010


Caros amigos, feliz natal!

Que essa data seja uma oportunidade para estar com os entes queridos e celebrar a vida. Que todos voces estejam contentes por estarem vivos e por terem se esforçado para fazerem felizes todos os que os cercam. Deixem de lado as magoas, problemas e aborrecimentos, façam com que todos se sintam bem por que voces os querem bem.

Nos somos um pequeno ponto no Universo, mas um ponto de grande importancia porque aqui, neste planeta, existem seres racionais que sao capazes de fazerem coisas maravilhosas e de se amarem entre si.

Que esta seja sempre uma data especial e lembrem-se dela pelo decorrer do ano novo.

Um abraco a todos e feliz 2011

Eduardo

Saturday, December 4, 2010

Viagem a China









































Estive neste final de Novembro na China e minhas aventuras foram parecidas as da primeira viagem que aqui repito para deleite dos leitores que quiserem rir as minhas custas:

China 17 de novembro de 2009

nin hao, (hello!)

Inicio das aventuras em Zhogshan, provincia de Guangdong.

Hoje fui tomar o cafe da manha e descobri que meu amigo nao me avisou que nao tem isso por aqui.
Parecia almoco. Nada de leite, cereal, paezinhos, queijos, etc, etc. Tinha arroz que parecia a grega se voce separasse uma sucatinha indefinida cheia de gordura que vinha junto, bolinhos de todos os tipos e muito suspeitos, couro do pe de galinha sem o pe dentro, sopa de pe, couro de algum outro bicho, macarrao marrom, algumas verduras cozidas, uns negocios dentro de combucas de bambu dificeis de definir, algo que parecia feijao tropeiro mas que nao era feijao, uns enroladinhos de coisas compridas e cilindricas meio gosmentas, bolinho de massa branca com algo marrom dentro e algumas fibras e muitas outras coisas semelhantes. Tudo devidamente identificado... em chinez. O pessoal que estava por la nao falava uma palavra em ingles, assim foi tudo na base da adivinhacao.

Me arrisquei no arroz, em alguns bolinhos que depois descobri serem alguns doces e outros salgados (nao pergunte o que vinha dentro pois nao descobri) achei um pao de forma que parecia rabanada so que nao era doce; nao sei o que deu aquela cor amarela; espero que nao tenha sido suco de escorpiao; o gosto estava aceitavel. Tinha uma sopa branca de bom aspecto mas o cheiro me desencorajou. Encontrei tambem ovos cozidos de alguma ave que nao estavam mal. Por sorte nao havia aquele ovo cozido com feto de pinto dentro pois eu sairia correndo.
Espero nao ter de comer mais ate amanha. Durante o dia vou ver se encontro um Kentucky Fried Chicken; se nao vou entrar nas barrinhas de cereal e chocolate que eu trouxe.
A volta do hotel so tem parques, justamente o que eu nao queria; vou ter de caminhar uns 400m para chegar no que parece ser a cidade; vamos ver.

O vento continua muito forte e o tempo encoberto; la fora deve estar uns 5 graus. Faz muito frio no quarto e o rapaz que veio ver o problema de aquecimento ligou o ar condicionado. Ele deve ser debil mental - ou achou que eu sou. Depois a portaria me esclareceu: nao tem aquecimento nos hoteis; so ar condicionado... Estou de casaco no quarto.
Detalhe: ninguem fala ingles por aqui; por sorte uns raros gatos pingados sabem algumas palavras mas falam de maneira incompreensivel.

Exemplos

FIRST floor (primeiro andar) no hotel e como eles falam FOURTH floor (quarto andar). Eu estava no primeiro andar na recepcao e o rapaz da portaria me disse para ir ao first floor para chegar ao meu quarto.
Eu devia saber logo de inicio que o quarto 8442 so podia ser no QUARTO andar... sou mesmo um imbecil.
Se o taxi pergunta se voce vai no FLOOR two no aeroporto na verdade ele esta perguntando se voce vai ao TERMINAL two
Sixteen na verdade quer dizer SIXTY
e por ai vai;quase sempre incompreensivel, porem estou me virando sem muitas dificuldades
uau iu uan pei car? significa how do you want to pay your bill; by credit card? (how you pay card?)
iu tax out nau significa your taxi is outside right now (you taxi out now) – seu taxi ja esta la fora
iu ba nu gi tung go : isso nem Cristo adivinha...
infromacoes uteis: gou shi significa shit (merda) e kao significa fucked up (estragado ou ruim)
ping pong para eles tambem

zai jian (good bye)

Shrek

China 17 de novembro de 2009

continuacao das aventuras em Zhogshan, provincia de Guangdong.

qing gao su wo: ru he dao gou wu zhong xin?
(please tell me: how to get to a mall? – por favor diga-me: como ir a um shopping?)

Hoje de tarde, com a primeira frase acima (fui melhor entendido que a opcao em ingles) fui parar num shopping center chines, parecido com o mercadao de Madureira so que umas 20 vezes maior - e ainda tinha um supermercado grande.

Comecei com o supermercado na secao de carnes e outras formas de vida. O resultado foi que fiquei sem apetite ate agora (sao quase 7 da tarde, alem do que aquela coisa chamada cafe da manha que eu comi continua no meu estomago).
Nao vi carne de boi mas tinha todas as partes de porco que eu jogaria fora: costela, nariz, maxilar, orelha, rabo, tripa, penis, testiculos, pes, joelhos e outras preferidas pelas aves comedoras de carnica. Na secao de aves tinha: cabeca de pato atropelada por moto (identifiquei pelos restos de um bico), uma ave que parecia pato mas a pele era toda cor cinza grafite muito escuro, quase preto (provavelmente um urubu), patos previamente atropelados por um onibus e meio assados (custei para identificar um deles; como estava esparramado e sem cabeca parecia um cachorrinho, mas estava no setor de aves), os famigerados pes de galinha (completos, so a pele, so os ossos e outras maneiras impossiveis de classificar), pescocos e outros restos, galinhas e outras aves achatadas (comeco a pensar que aqui as granjas processam o abate soltando os animais no transito e depois saem recolhendo). Pombos e passarinhos mortos e depenados prontos para jogar no lixo (na minha opiniao). No setor de peixes tinha caranguejos encolhidinhos, amarrados um a um com tiras de pano, jacare, tartarugas (daquelas verdinhas que a gente compra como pets - grandes, medias e pequenas de ate tres centimetros de comprimento), ras, tartarugas de casca mole, enguias bem pequenas como minhocas de jardim, enguias grandes, muçum, cobrinhas, peixes e camaroes (todos os animais mencionados estavam vivos). Havia tambem todo o tipo de vermes grandes e pequenos, brancos, vermelhos, rosas e pretos dentro de bacias se esfregando nelas em um caldo melequento. No setor de fauna marinha tinha pepino do mar (parece planta mas eh um molusco preto com protuberancias amarelas e muito gosmento), ouriço, esponja, muitos outros nao identificados e uma grande variedade de algas.
O setor de salgados e defumados fez o setor de carne seca no Brasil que considero horrivel parecer file minhom apetitoso. Tinha tanta coisa gordurosa e horrivel ate de olhar - imagine comer - que eh indescritivel. Coisas compridas brancas, marrons e pretas, fios e tiras de animais enroladinhos, um negocio que parecia girino, uma tripinha cor de rosa de 5 cm de comprimento com um olho so (parecia tenia solium que se encontra no intestino), orelhas de animais, grande quantidade de partes nao identificaveis, restos de peixe (aquilo que se encontra no chao no fim de feira onde estava a banca de peixe, so que defumados) e novamente aves defumadas achatadas, porem estas por um Scania de 6 eixos bem carregado. Estavam tao achatadas que os ossos das costas estavam no peito; a carne tinha saido toda (o que parecia um pato devia ter 5 milimetros de espessura).

Passando ao shopping propriamente dito nao vi novidades; achei de tudo mas na forma de centenas de lojinhas, nada que me interessasse. Tem tudo por ai, portanto nao comprei nada. Como se tratava de shopping local nao havia itens para turistas como lembrancinhas e outras bobagens tipicas.

Encontrei Mac Donalds e Kentucky Fried Chicken (onde nao existe peito de frango) mas nenhuma pastelaria (todos os chineses que fazem pastel imigraram para o Brasil). Nao comi nada pois acabara de sair do supermercado.

Andei umas 4 horas e como o frio e o vento ficaram piores resolvi terminar o passeio.

Na volta, por falta de taxi, vim de moto tipo lambreta para o hotel. O riquixa agora eh de bicicleta, mas iria levar horas para me levar, por isso optei pela moto. Eu estava com um casaco pesado de gabardine com forro e outro de lã por baixo, assim achei que iria suportar bem o vento. Havia uma grande quantidade de motoqueiras para aluguel e quando viram que eu me dispunha a usar o seu servico foi um alvoroço. Gesticulando muito e mostrando os dedos para indicar o preco elas se reuniram a minha volta para ver quem iria me levar pois teria que saber localizar o meu hotel. Como encontrar alguem que fale ingles por aqui eh como encontrar alguem que fale chines em Madureira, usei o cartao do hotel e meu pequeno dicionario. Para negociar o preco, eu antes ia mostrando notas de baixo valor, uma a uma, ate chegar num acordo. O sinal de 5 eh a mao fechada levantando-se o polegar e o mindinho, os outros numeros sao indicados abrindo-se a mao e abaixando os dedos um a um ate ficar na quantidade desejada. Finalmente a coordenadora local (em todo lugar tem) indicou uma delas para me levar e foi a maior zoeira, suas colegas rindo e gesticulando para que eu agarrasse a sua cintura ao sentar na moto. Claro que eu nao fiz pois estava com um caderno e mapa na mao alem de ter de me segurar no assento, mas foi muito engracado, com falatorio e rizadas por todo lado. O trajeto de meia hora foi negociado por RMB$20.00 (US$3.00) que pela indignacao das outras que queriam me levar parecia ser um pouco inflacionado (eu achei baratissimo pois o taxi na ida havia me cobrado RNB$50.00) mas quando cheguei eu dei RMB$35.00 pois ela parecia mae de familia ganhando a vida, alem do que dirigiu muito cuidadosamente e sempre rindo. Ela quase caiu da moto de tao contente. Falou um monte que eu achei ser agradecimento ate a terceira geracao.

Agora no meu quarto continuo de casaco pois nao tem aquecimento (lembram-se?) e vou me preparar para o congresso. O Hugo, meu companheiro de viagem nao deu sinal de vida, mas deve chegar hoje a noite; de qualquer forma eu o encontrarei amanha.

ai (love)

Shrek

China 17 de novembro de 2009

Dia do congresso.

Hoje comecou estranho e continuou estranho:

O primeiro obstaculo foi na portaria do hotel: eu escrevi o endereco do evento num papel e queria que alguem escrevesse logo abaixo esse mesmo endereco porem em caracteres chineses para eu mostrar ao taxi e poder chegar la.

O primeiro escutou o que eu queria, olhou o papel, virou de lado e para baixo, sorriu e passou para uma atendente. Esta pegou o papel, virou de lado e para baixo, sorriu e passou para outra atendente que por sua vez pegou o papel, virou de lado e para baixo, sorriu e passou de volta para o primeiro atendente. Antes que eles continuassem esse ritual dos tres patetas eu intervi e pedi para chamar outra pessoa. Enquanto aguardavamos, dois hospedes e mais um atendente que passavam por la tambem repetiram o mesmo ritual de virar e revirar o papel e sorrirem... 15 minutos depois chegou o que falava ingles. Eu expliquei o que queria, ele balancou a cabeca concordando, leu em voz alta para mim o que estava escrito e sorriu. Nessa altura eu ja estava perdendo a paciencia, assim peguei a minha pasta e indiquei a referencia do escritorio que coordena o evento e apontei o telefone. Ele telefonou para la, falaram um pouco e ele me disse que aquele endereco que eu havia escrito estava certo sim. Eu me contive para nao lhe dar com a pasta na cabeca, agarrei o telefone e falei com a criatura do outro lado. Ela entendia ingles mas demorou um pouco para entender o que eu queria; afinal deu certo. A seguir passei o telefone de volta para o quinto atendente que entao escreveu no papel a traducao do endereco. Sai correndo pois havia perdido muito tempo e fui negociar o preco com o taxi usando o codigo de dedos que ja expliquei.

Cheguei bem ao local do evento e logo depois o Hugo e mais um companheiro, Mauricio, tambem chegaram e fomos ate a recepcao. Nos tres como representantes de dois paises recebemos uma orquidea e folhagem na lapela cada um com umas tiras amarelas e vermelhas com caracteres chineses explicando quem nos eramos e em seguida fomos encaminhados por duas atendentes em traje de seda a rigor e muita maquiagem para a bancada de honra onde, com o prefeiro e autoridades locais, fariamos a abertura formal do evento. Como o Hugo iria fazer a abertura formal em nome do Brasil eu fui indicado para faze-lo en nome dos USA... Pois eh, assim, na bucha, avisado em cima da hora e para aparecer na televisao. Fiquei pensando que iria concorrer com o Obama que estivera no noticiario do dia anterior.
Agora vejam o desproposito: Hugo e Mauricio, dois argentinos (um naturalizado brasileiro e outro em vias de) representando o Brasil e eu, um brasileiro, representando os USA. Tudo bem, tambem havia um alemao representando a Inglaterra.... A abertura transcorreu sem incidentes com direito a dança de dois dragoes amarelos com tambores e cimbalos e jatos de papel colorido picado.... Foi muito bonito.

Ate entao eu nao estava preocupado, meu problema era como enfrentar o almoco e o jantar que se seguiriam....

O almoco se apresentou com parte da sucatinha previsivel que eu havia visto no supermercado, o que exigia um plano de emergencia para calamidades publicas. Encontrei a saida escolhendo um prato pequeno onde caberiam somente um pequeno bocado de nao mais de tres dos mais de vinte pratos que desfilariam na minha frente. Em principio precisa-se experimentar de todos os pratos mas cada vez que passavam restos de peixe no chao da feira, cabeca de pato, pes de galinha, couro de algum animal, parte de porco composta de osso, gordura, mais um negocio melequento (muito pior que rabada), vermes, pepino do mar (trata-se de um animal marinho, um invertebrado da classe holothuroidea, parente de esponja e anemonas, escuro e cheio de pontas), e outras tragedias semelhantes eu alegava que o prato estava cheio e tocava num assunto qualquer para discussao na mesa e, com isso, se esquecerem de mim. Os deuses me protegeram e encontrei arroz (depois de retiradas as sucatinhas suspeitas) e teriaki (carne em tiras com legumes fritos) e o que parecia tiras de peito de frango grelhadas (eu nao sei bem o que era mas torci muito que fosse o que eu achava); com isso fui disfarcando ate o fim. Em paralelo tinha uma sopa de ovo com milho e cha com gosto de agua com sabao. No final veio um prato com um pedaco de cogumelo mole e gosmento cujo tamanho original eh o de uma calota de carro, acompanhado de mais invertebrados indefinidos. Este eu deixei para o fim; provei um pouco do cogumelo que parecia ter gosto de beico de boi (nunca comi mas acho que deve ter esse sabor) e disfarcadamente pedi para a menina que estava servindo sumir com aquilo antes que os outros vissem. Eu descobri porque sempre que vem peixe cortado seja frito ou cozido vem sempre com espinhos. Foi depois que vi a chineza que estava conosco comer a espinha do peixe, ja sem nehuma carne colocando na boca pelo lado do rabo. Eles comem os ossos dos peixes... De sobremesa veio um doce que era um bolinho no formato de um quibe coberto com coco ralado e recheado com invertebrados marinhos e abacaxi. Esse eu comi sem olhar muito; o gosto estava bom.

Agora o jantar: ao sair do evento pedi a coordenadora e motorista da van que passassem no meu hotel (que fica a 5 minutos do evento) para que eu deixasse a pasta e o casaco antes de irmos ao restaurante. Eles, como sempre, fizeram que entenderam e me levaram ate o hotel DOS OUTROS que fica a 30 quilometros de distancia. La chegamos e me disseram que fosse ate o meu quarto que iriam me aguardar - e eu continuei com o raio do casaco pendurado no braco e a pasta no ombro como se fosse um tapado, pois o meu quarto estava no outro hotel. Nao houve jeito de me livrar da bagagem.
Depois desse pequeno incidente e depois de entenderem onde ficava o meu hotel - e eu insisti que se esquecessem de toda a historia de descarregar a bagagem - chegamos ao restaurante de pescado e frutos do mar. O restaurante tem cinco andares e ocupa metade do quarteirao; fiquei pensando que a conta deveria ter o mesmo tamanho que o restaurante. La dentro havia todo o tipo de animais marinhos vivos: os inocentes peixes e crustaceos (havia lagosta de quase um metro de comprimento; nunca vi nada igual), e havia os suspeitos de costume: enguias, vermes, conchas com o molusco maior que a casca com quase meio metro para fora parecendo um penis de cavalo (desculpe a comparacao mas juro que parecia isso mesmo), os desgracados dos invertebrados gosmentos e folhagem em geral. Fomos para o terceiro andar em uma sala reservada (vai pensando no tamanho da conta). Ao examinar o menu a muito custo, descartando as desgracas que havia, consegui achar um bacalhau na grelha que parecia inocente e pedi um acompanhamento de arroz. Descartei os patos achatados, porcos, vermes e toda a sucataiada ja conhecida de voces pensando estar livre de problemas.
Santa ilusao. Como pratos avulsos vieram parte da desgraca usual, desta vez com um pombo esturricado para cada um. Tinha que comer o pombo com a mao mas eu usei garfo e faca. Imagine se eu iria morder uma asa, um pescoco, costas e uma bundinha de ave, tudo com pele, se nem com frango faço isso. Cortei a metade direita do peito marrom, saquei todos os tres centimetros de carne escura numa garfada e zas, comi; outra garfada semelhante e acabou toda a carne que havia naquilo e passei a ave para a frente, enquanto que os outros estavam como homems de Neanderthal trinchando os ossos daquele ser. O resto foi o de costume: vermes do mar ou da terra eu passo, invertebrados tambem - com excessao de lula e polvo - conchas com aspecto pornografico tiram meu apetite e couros, cabecas e objetos nao identificados eu deixo pra la. Sobrevivi mais uma vez e o que comi estava bom. Antes que me esqueca, o bacalhau era uma posta muito bonita porem se nao estivesse frio e nao fosse doce, teria sido muito melhor.

Agora, no quarto, apos o banho, posto o pijama e por cima calca, casaco, meias e sapato, escrevo minhas cronicas para voces. Continua frio aqui dentro. Tem mais historias mas preciso dormir; ja sao mais de meia noite.

Shrek (literalmente, depois dessas refeicoes)