Wednesday, May 19, 2010

O AQUECIMENTO GLOBAL É CAUSADO POR HUMANOS?

Atualmente vivemos bombardeados por notícias de terror sobre aquecimento global, resultado da atividade predatória dos humanos. Até que ponto isso é verdadeiro? Em todo lugar encontramos relatórios alarmantes de cientistas e pseudo cientistas de que estamos a beira de uma catástrofe iminente por nossa causa e temos que mudar tudo para evitar o desastre. O clímax, para mim, foi quando políticos tomaram a liderança e começaram a discutir o tema. Quando leigos começam a discutir temas que não entendem, se essas pessoas estão em posição de tomar decisões que vão afetar a vida das pessoas, como os políticos, então podemos estar certos de que muitas medidas erradas vão ser tomadas e muitas que seriam preventivas não o serão.

Vou direto ao ponto: Sim, estamos em pleno processo de aquecimento global! Estamos entre dois períodos glaciais, portanto estamos aquecendo. Os humanos estão poluindo o planeta com dejetos e emissões de todo o tipo que prejudicam a natureza, além da destruição sistemática de ecossistemas. Parte dessa poluição, principalmente vapor de água, N2O (óxido nitroso), gás carbônico e metano, todos tem efeitos estufa e contribuem para aquecimento. Mas, até que ponto?

Por tudo o que já li e avaliei com cuidado, o aquecimento global é um fenômeno cíclico e natural e que ocorre entre as eras glaciais; e a causa disso é planetária. A influência do homem é mínima. Por outro lado acho muito bom assustar as pessoas se o resultado for reduzir a poluição e parar de destruir a natureza. Vamos divulgar que o boi-ta-ta e a mula sem cabeça vão pegar os que poluem e “causam o aquecimento global”. Se um susto resultar em menos poluição vale a pena dizer qualquer coisa. Vale até deixar os políticos dizerem besteira – o que é muito comum. Os fins justificam os meios, já escrevia Machiavel em “O Príncipe”.

Aqui vai o arrazoado científico para vocês pensarem:

Quando estudei engenharia uma das matérias mais complicadas era termodinâmica, e termodinâmica é o que ocorre nas trocas de calor no planeta e é responsável por todas a variáveis que vemos e sentimos no clima, com seus efeitos de El Niño, La Niña, correntes de água quente e fria nos oceanos, furacões, frio, calor, etc., etc.. Ainda hoje, com toda a tecnologia, não conseguimos prever corretamente o tempo nem explicar em detalhes todas as muitas variáveis envolvidas no processo. Essa parte da ciência ainda tem muito que estudar. O que se sabe é que o nosso planeta, como todos os demais, está sempre sofrendo distúrbios de movimento e irregularidades na distribuição de sua matéria.

Alguns exemplos de alterações constantes no planeta e que influenciam no aquecimento e resfriamento globais: movimentação das placas tectônicas; alteração de posicionamento de geleiras; alterações na movimentação do magma e reversões de polaridade magnética, variação de velocidade das correntes oceânicas e variações de emissões de energia solar, incluido periodicidade de manchas e períodos de maior e menor intensidade.

Vou enumerar as três coisas que tem efeito decisivo na alteração radical do clima cuja periodicidade é de milhares de anos:

1) Excentricidade da órbita da Terra ao redor do Sol. Nossa órbita não é circular, mas elíptica e a cada período 100.000 anos (+ -) a excentricidade da elipse muda, e depois volta à forma original.


2) Inclinação axial. O eixo ao redor do qual nosso planeta gira sobre si próprio está inclinado em relação ao plano da elipse. Varia entre 21,5 e 24,5 graus. Essa inclinação acredita-se ter sido o resultado da colisão com um planetóide que deu origem à Lua. A alteração dessa inclinação tem um ciclo de 41.000 anos


3) Precessão dos equinócios ou Giro no eixo da inclinação axial. Período de 23.000 anos.

Essas alterações combinadas alteram a incidência da luz e do calor solar afetando profundamente o clima na Terra. Juntem-se a isso as alterações mais freqüentes mencionadas antes e vocês terão um conjunto muito grande de fatores interagindo.

O período glacial cujo pico ocorreu há 21.500 anos foi apenas o mais recente dos cinco que ocorreram nos últimos 450.000 anos. Os períodos glaciais e inter glaciais têm se alternado há mais de dois milhões de anos na era conhecida como Pleistoceno. A duração e severidade cresceram durante esse período com um pico entre 900.000 e 600.000 anos atrás. No momento estamos no período inter glacial (pequeno) que começou no período Holoceno 11.700 anos atrás.
Os cientistas vêm debatendo as causas desses ciclos mais severos que mais recentemente vêm ocorrendo a intervalos de 100.000 anos. Dentre as 30 ou mais explicações, acredita-se que a Inclinação Axial, a obliqüidade entre os planos equatorial e orbital, é a grande responsável e que a glaciação termina quando a inclinação é grande. Com a mudança de inclinação o Sol passa a incidir mais nas altas latitudes. A inclinação atual é de 23,5 graus e está decrescendo. Por outro lado, como que uma variação de inclinação no eixo de periodicidade de 41.000 anos pode ser responsável por glaciações de 100.000 anos de intervalo? Outras hipóteses sugerem mudança na órbita da Terra; outras, que as glaciações são o resultado de variações aleatórias no clima.

Enfim não vou me alongar mais, pois o que existe a respeito pode encher livros e o meu post vai ficar muito grande...

Conclusões:

1) Sabe-se muito pouco sobre cada aspecto do meio ambiente, desde o passado remoto até o momento presente; como conservá-lo e protegê-lo.
2) Os seres vivos são os maiores responsaveis por alterações na atmosfera terrestre; já ocorreu no passado várias vezes e continua ocorrendo. Embora essas alterações sejam muito pequenas ja houve duas bastante significativas. A primeira com a liberação desse gas venenoso na atmosfera (o oxigênio) que causou extinção em massa logo depois da origem da vida, e mais tarde no período Carbonífero com liberação de excesso de oxigênio. A consequência da poluição feita pelo homem e seus efeitos na atmosfera (vejam meu post sobre fotossíntese) podem afetar um pouco ou muito pouco o fenômeno de aquecimento, porém não é a responsável pelo aquecimento em si. Ele iria ocorrer de qualquer maneira, mesmo se hoje o homem ainda estivesse na idade da pedra.
3) O CO2 da atmosfera está subindo e os humanos podem ser a causa.
4) Em 1850 entramos em um ciclo de aquecimento natural ao sairmos do período de frio de 400 anos chamado de “pequena era do gelo”.
5) Ninguém sabe quanto do presente aquecimento deve-se a causas naturais ou devidas ao homem, nem quanto de aquecimento vai ocorrer no próximo século.
6) A preocupação quase histérica atual pode ser mais bem canalizada em outras áreas.
7) Nos últimos 30 anos a ciência passou por uma grande revolução, com um novo entendimento das teorias de dinâmicas não lineares, sistemas complexos, teorias do caos e de catástrofes.
8) É preciso o surgimento de um novo movimento ambiental mais pragmático baseado em fatos reais.
9) Finalmente a ciência politizada é perigosa, como, por exemplo, os danos no inicio do século XX com a tal “Eugenia”; a idéia de que a mistura de genes de diversos grupos étnicos poderiam deteriorar a raça humana. A ideologia política controlando o mundo da ciência só pode produzir resultados desastrosos.

20 comments:

Mila Olive said...

Realmente, não dá para acrescentar muita coisa a um post tão bem explicado e coerente.

O mais engraçado é que todas as vezes que este assunto está em pauta e eu digo que as ações dos seres humanos são praticamente irrelevantes em relação ao aquecimento global, eu escuto: "cê, tá maluca!"...rs. Claro que não exponho o meu ponto de vista de uma forma tão fudamentada como você fez aqui, mas basicamente o que digo está em total acordo com o exposto no post.

Penso que o nosso maior e mais grave problema não é a poluição, nem a preocupação com o aquecimento global e demais questões ambientais. Todo problema ambiental que vivemos pode ser solucionado ou amenizado de formas muito simples e coerentes. O pior de tudo isso é a condição de condicionamento e submissão da maioria das pessoas, que se deixa manipular por argumentos políticos repletos de interesses egoístas.

Está na moda o "be green"... Toda a problematica ambiental virou moda, mas ninguém quer realmente buscar fundamento para inúmeras alegações descabidas. Querem sim é estar na moda! Vestir camiseta do greenpeace e levantar placas de "salvem as baleias". Isso tudo gera notoriedade para quem está lá na frente liderando os tolos em busca de promoção pessoal e votos. Como você disse, não sabem o que dizem... transformam questões óbvias em fatos alarmantes e cruelmente manipuladores. O medo do "desconhecido" faz isso com as pessoas que não buscam se informar e formar opinião. O rebanho corre atrás dos que falam bonito e se vestem bem, dos que têm status (ou pensam ter) e estes, se alimentam, da burrice da maioria que busca alguém da "moda" pra seguir.

A questão da poluição e utilização indiscriminada dos recursos não renováveis é algo muito sério sim, que nos afeta diariamente e prejudica o planeta como um todo. Isso chama-se falta de educação! Falta de consciência. Se não querem ter consciência ambiental que tenham consigo próprios. Sejam egoístas, cuidem de sim, do seu quintal, da sua casa, das suas formas de consumo, do seu lixo. Se todo mundo fosse egoísta neste sentido, teríamos esse problema quase solucionado.

Esta realmente é uma longa discussão, mas acho produtivo falarmos e nos colocarmos diante de assuntos que parecem ser tão complexos. Mas não são! São simples se vistos com mais coerência e sensibilidade.

Abraços

Mila Olive said...

Ah! Esqueci de comentar que em relação ao quindim eu já fiz uma vez só e faz muito tempo! Vou pegar a receita novamente e tentar... Eu adoro.. rs.

(nada a ver com o post, mas precisava responder pra você!)

Abraços

Lucia said...

Tb achei muito bem explicado e qdo as pessoas me condenarem por nao reciclar e nao ser uma pessoa 'green' (que como a Mi falou, esta na moda e vou tirar proveito disso com certos produtos que venderei na minha loja), vou referi-las a esse texto.

Eu mesma nao sabia bem disso, acreditava nas noticias, mas nunca liguei muito, pois eu nao vou me inconvenienciar pra seguir a moda 'green'.

Eu nao reciclo, pois onde moro nao tem como e nem vou sair por ai tentando achar onde levar meu lixo, mas uso as tais lampadas que economizam energia (pois me economiza dinheiro) e apago a luz qdo saio dos comodos e nao deixo a agua ligada por mais tempo que preciso - tb pra economizar no bolso.

Certas pessoas 'greens' ficam louca comigo e acham um absurdo, mas agora tenho algo concreto pra oferecer.

Bjos

Fernanda said...

Oi! Eu cheguei ate aqui pelo blog da Lucia que eu adoro. Eu pessoalmente acredito que a influencia humana no aquecimento eh minima e que nao ha muito o que podemos fazer a respeito disso. Eu nao tinha base cientifica (ou detalhada), mas uma unica vez que conversei sobre isso com uma pessoa disse que achava mesmo que o planeta passava por ciclos e ciclos, e vai chegar a um ponto que as coisas nao serao mesmo mais como sao, tudo evolui. Adorei ler esse poste!

Eduardo said...

Fernanda, obrigado por prestigiar este blog; voce eh muito bem vinda, espero ter contribuido com algo.

Milena quero provar o quindim, e gostei muito do seu comentario.

Lucinha use no seu negocio que a informacao eh quente.

Beijos
Dad

Mila Olive said...

Eduardo,
Quando vier ao Brasil e quiser nos visitar é só avisar que eu preparo o quindim... e a gente come junto batendo papo sobre tudo isso.. rs.

Abraços

Eduardo said...

Milena, vou provar o quindim; a tentacao eh grande, mas a forminha tem que ser de papel reciclavel rsrsrs
Voce tem algum pantano por perto para o Shrek tomar um banho de lama?
Abracos

Beth/Lilás said...

Caro Shrek!
Legal seu post e muito bem explicadinho.
Minha única e humilde colocação diante de tanto conhecimento de sua parte e de cientistas e políticos é a seguinte:

Não me interessa saber quem é o culpado, se é o ser humano ou a própria natureza cósmica, mas algo tem que ser feito e como eu faço parte da humanidade, faço o que posso para dar a minha ajudinha no combate à poluição e preservando o que resta dos nossos recursos não renováveis.

um abraço carioca

P.S.: Dá uma olhadinha neste site que a amiga Luma deixou em seu blog:

http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm

Eduardo said...

Beth, otima sugestao. Li o que escreveu Adriana Gioda e realmente esta bem clara a acao predatoria do ser humano. Recomendo a todos que leiam. A poluicao provoca aquecimento entre outros danos, porem e importante lembrar que o aquecimento global eh inevitavel; o homem o fara pior. A solucao tambem esta bem clara nesse artigo: educacao do povo e reducao da natalidade. A reducao so eh possivel com a educacao, portanto essa eh imprescindivel. Um grande problema sao as religioes com suas ideias retrogadas, principlamente a muculmana que prega o crescimento descontrolado e o controle do Mundo
Penso que como a ignorancia da grande maioria eh tanta, somente atravez de medidas severas podera ser feito algo a medio prazo, ou a situacao tera que chegar a um nivel insustentavel para se fazer alguma coisa.
Shrek

Luma Rosa said...

Pode ser, pode não ser! Eu não quero pagar para ver! Mas ó, retire o aquecimento global e pense na ação predatória do homem - um dia você vai querer comer quindim e não vai ter ovos para fazê-lo. Não, eles ainda estão aí e são praticamente 'terroristas' que te bombardeiam silenciosamente.

Este link que a Beth deixou, está na postagem que digo do sumiço das pererecas, sapos e rãs. Eu bem gosto de um calorzinho, mas não gosto de insetos!

Seu ponto de vista é claro pra mim, até porque estudei na escola que a terra veio esfriando através de bilhões de ano, como pode agora esquentar tão rapidamente?

Eduardo said...

Luma, obrigado pela participacao. O que voce estudou na escola tem a ver com que ha bilhoes de anos a Terra era coberta por materia derretida e desde entao vem se resfriando. Porem apesar do refriamento do planeta em si existe a influencia da incidencia da luz e calor do Sol e as alteracoes nos eixos, conforme expliquei, causa alternancia de ciclos glaciais e de aquecimento, embora o planeta como um todo continue se resfriando. Estamos entrando num ciclo de aquecimento e vai esquentar talvez um grau a mais do que seria naturalmente devido a poluicao humana. Por meio de acoes drasticas pode ser que se consiga neste seculo eliminar a poluicao porem o efeito no aquecimento sera de apenas 1 grau... Dito isso estou plenamente engajado em programas de eliminacao de poluicao e preservacao da natureza, porem a grande maioria ignorante da humanidade nao esta e continuara poluindo. Nao vejo solucao a medio prazo, mas a longo sim.
Um abraco

Lúcia Soares said...

Como estou sempre atrasada, já falaram tudo!
Eduardo, tenho verdadeira ojeriza de encontros, reuniões, congressos, seja lá que nome se dê, para encontrar soluções para a Terra. A pobre e tão rica Mãe Terra, que é tão incompreendida e maltratada. A ação do homem, sozinha, não poderia causar tanta coisa, como se apregoa.
Acho que temos que cuidar do nosso planeta como cuidamos de nossa casa, e é por aí que se passam muitas omissões, muitos descuidos, pois nem todo mundo cuida bem de onde vive.
Então, antes de se discutir tanto, vale mais ações para despertar nas pessoas a consicência de que a Natureza sempre agradece quando a tratamos bem.
Abraço!

Mary said...

ih, não consegui nem ao menos vislumbrar a precessão dos equinócios: elipse ora maior, ora menor (ok), e os 23,5 ? Abç.

Eduardo said...

Lucia Soares sim devemos fazer o possivel para minimizar nosso impacto na natureza e divulgar o esforco a outras pessoas.A campanha tem que ser nesse sentido, como voce diz.

Mary,23,5 corresponde a inclinacao do eixo em relacao a uma vertical. A precessao eh o movimento oscilatorio desse eixo. Pense num piao que acabou de ser lancado girando no chao. Antes de ele se estabilizar na vertical, ele fica girando mas inclinado, e a parte de cima fica oscilando lentamente para a frente para os lados e para traz. Eh essa oscilacao que se chama de precessao.
abç
Shrek

Fernando Valente said...

Nunca tinha ouvido falar disso. E que pensando que o calor tava almentando por causa disso(ou não).

Eduardo said...

Pis eh, Fernando, as coisas nem sempre sao o que parecem...
Obrigado pela participacao
Um abraco

Apóstolo TDS said...

Caro Eduardo,

Com que precisão o caro pode afirmar que "A influência do homem [no processo de aquecimento do globo] é mínima"?

Qual instrumento a que o caro se urilizou para medir isso? Existe um instrumento científico capaz de demonstrar isso?

Pergunto isso porque, como um estudante das Escrituras Sagradas (cito a Bíblia, de jeová), aprendi que uma das coisas que levará Deus a 'aniquilar os homens maus da superfície deste planeta' será pelo fato de que estes, em algum dado momento no nosso futuro tão p´roximo estaria diretamente envolvido em 'arruinar a terra'.

Se o entendimento correto desse texto bíblico estiver correto, Deus punirá homens por 'arruinar o planeta Terra'.

Fonte: Revelação (Apocalípse) 11:17 e 18 que diz na íntegra, segundo a TNM:

“Agradecemos-te, Jeová Deus, o Todo-poderoso, Aquele que é e que era, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar. 18 Mas as nações ficaram furiosas, e veio teu próprio furor e o tempo designado para os mortos serem julgados, e para dar a recompensa aos teus escravos, os profetas, e aos santos e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e para arruinar os que arruínam a terra.”

Sim, breve Jeová intervirá e 'arruinará os homens que arruinam este planeta'

Wandrey

Eduardo said...

Prezado Wandrey, existe abundante pesquisa cientifica para comprovar a existencia de ciclos alternados de glaciacao e aquecimento no planeta. Essa conclusao eh resultado de muitos anos de estudos e confirmacao geologica e esses trabalhos estao resumidos na internet para que voce possa obter mais informacao. O presente ciclo de aquecimento em termos praticos comecou ha uns 8 mil anos, portanto muito antes da era industrial quando o homem comecou a poluir o ambiente de forma mais significativa. Essa poluicao causa um certo aquecimento pelo efeito estufa na atmosfera, porem nao eh suficiente para provocar um aquecimento global em grande escala. O aquecimento ciclico eh um processo natural do nosso planeta. O ser humano assim como os demais animais antes dele sempre causaram impacto no planeta e por isso alem de outras modificacoes geologicas ao longo dos ultimos 2 bilhoes de anos foram ocorrendo extincoes de formas de vida e evolucao de outras mais adaptadas ao meio ambiente. O ser humano eh apenas mais uma forma de vida adaptada as condicoes do ambiente a uns 6 milhoes de anos atras quando nossos ancestrais e os dos chipamzes se separaram de um ancestral comum. Se quiser mais informacao por email, o meu eh eduardoucintra@comcast.net
Um abraco
eduardo

Apóstolo TDS said...

Caro Eduardo, o caro disse:

"existe abundante pesquisa cientifica para comprovar a existencia de ciclos alternados de glaciacao e aquecimento no planeta. Essa conclusao eh resultado de muitos anos de estudos e confirmacao geologica e esses trabalhos estao resumidos na internet para que voce possa obter mais informacao."

Caro Eduardo, não fique zangado mas deixa eu perguntar novamente: Tem o caro alguma pesquisa que demonstre sua afirmação aqui? Tem um site onde eu possa ir até lá e ler sobre esse estudo cietífico que demonstra que o que se faz hoje em matéria de poluição em nada pesa sobre o aquecimento global e que este processo é natural e bem conhecido?

Não se zangue o caro, mas deixa eu perguntar só mais uma vez:

O caro poderia me mostrar qual(is) instrumento(s) que mediram as temperaturas de nosso planeta nos milênios atrás e que nos disponibilize estes dados hoje?

Wabdrey

Eduardo said...

Wandrey, nao tenho espaco neste site para expor toda a informacao que voce solicita, por isso eu resumi o assunto. Para orientar melhor preciso saber se voce ja leu ou estudou alguns dos seguintes assuntos que estao interligados na pesquisa que voce pede: evolucao das especies e influencia no meio, formacao e evolucao do planeta, movimentacao das placas tectonicas e alteracao geografica dos continentes desde o aparecimento dos mares e finalmente ciclos de geleiras e aquecimento. Comece por pesquisar o tema "eras glaciais" ou "glaciacoes periodicas e suas causas" Infelizmente nao conheco um site que resuma tudo isso e assim eu expus no meu site um resumo das causas do aquecimento global. Voce pode ir pesquisando item a item ate conseguir uma visao global do assunto.
A sua segunda pergunta nao procede pois nao se pode medir diretamente as temperaturas do passado com instrumentos do presente. O que se faz eh por metodos indiretos e calculos. Por exemplo: os tracos geograficos de um determinado terreno indicam que se trata de rocha vulcanica; como se sabe a temperatura de fusao da rocha pode-se inferir a temperatura no momento do seu aparecimento. Alem disso pode-se inferir a temperatura necessaria para o aparecimento de geleiras e etc.
Eduardo