Saturday, September 4, 2010

AS MAIORIAS

Quando eu era adolescente havia um compositor, musico e humorista muito irreverente que se chamava Juca Chaves e que fazia muito sucesso. Uma vez em um programa de entrevistas quando perguntado porque a maioria das pessoas nao gostava dele, ele se saiu com a seguinte frase: “todas as maiorias sao burras”…

Ele se referia à constatacao de que a maioria das pessoas em qualquer lugar ou situacao sao desinformadas (prefiro esse termo). Ao longo da minha vida fui comprovando que o Juca estava certo.

Minha definicao de burrice é diferente do que ser desinformado. Muitos desinformados ou nao tem oportunidade e tempo de se informar ou nao tem acesso à informacao. Alguns inclusive possuem limitacoes intelectuais para tanto. Eu considero burro aquele que tem acesso à informacao e, ou nao quer saber, ou toma conhecimento e prefere permanecer com a opiniao errada que possuia antes.

Temos maiorias em tudo: eleitores no pais, membros de um determinado clube ou associacao, torcedores de qualquer esporte, manifestantes de qualquer corrente, etc, etc.

Os predadores da fé como Macedo e Compania vivem da ignorancia das suas vitimas; os politicos tambem. Esses elementos tem sucesso porque a maioria é desinformada e se deixa contaminar por palavras sem analisarem mais a fundo quem sao essas pessoas e quais suas verdadeiras intencoes.

A historia esta cheia de exemplos do engano das maiorias: No inicio do Nazismo a maioria dos alemaes apoiava Hitler porque ele acabou com a inflaco, gerou empregos e levantou um pais arruinado e o colocou no mesmo nivel de importancia que os vencedores da primeira Guerra. Naturalmente essa maioria desconhecia o que estava por tras do discurso e das aparencias; depois todos pagaram o preço; e que preço…

Nos paises dominados pelo Islã, as vitimas sao contaminadas desde cedo e desse meio saem os intolerantes, terroristas e inconformados com o resto do mundo – com o mundo civilizado, é claro. Essa é a maioria desinformada.

Nos USA a maioria desinformada nao quer conhecer a teoria da evolucao e continua acreditando nas bobagens ultrapassadas da biblia, mesmo quando programas cientificos sobre o universo, fosseis, evolucao e muitos outros sao mostrados na televisao com frequencia.

O Brasil vai muito bem (mas se tivesse um governo decente estaria muito melhor) e a maioria desinformada acredita que o merito é do Lula e do PT (na verdade reconheco o merito de ter dado prosseguimento aos programas economicos do governo anterior que depois Lula se apropriou como se fosse dele); agora ja se prepara para colocar uma guerrilheira no poder dando continuidade ao presente governo. E o preco das falcatruas, corrupcao em grande escala, excesso de empreguismo, etc, etc? Essa conta sera paga depois pela maioria e infelizmente tambem pela minoria informada…

Infelizmente é apenas a minoria que estuda, pesquisa, le e procura se manter informada.

A democracia criada pelos gregos era sustentada pelos votos das pessoas esclarecidas que discutiam e decidiam os assuntos de estado e nao a maioria da populacao. A democracia moderna, apesar de ser no momento a melhor forma de governo ainda esta a merce dos ignorantes que decidem quem vai governar.

A solucao para as futuras geracoes corrigirem esse problema esta em duas providencias fundamentais.
1) Estabelecer uma profissao: politico, sustentada por curso de cinco anos em universidade onde o aluno tem que estudar uma serie de materias relacionadas com a profissao. Assim como qualquer outra profissao, o candidato tem que ter diploma – legitimo – do curso de politico feito em universidade, para poder se candidatar. Com isso se eliminarao as sucatas e marginais que se candidatam hoje em dia.
2) Acrescentar nas escolas um curso onde os alunos aprendem o que devem exigir dos politicos e como votar. Esperamos que tambem nesse futuro a maioria curse escolas e se instrua de maneira geral.

Enquanto isso nao acontece resta tomar folego e se preparar para as consequencias do que a maioria desinformada vai decidir.

4 comments:

Lúcia Soares said...

Eduardo, infelizmente é verdade. A maioria das pessoas não sabe votar.
A solução apresentada é ótima: escola para os políticos.
Sempre pensei nisso: se exigem uma profissão pra todo mundo, porque não para eles? Pleitear um cargo tem que ser por quem tem conhecimento de causa.
Ainda mais que sabemos que a mioria dos políticos não quer o cargo movido apenas por boas intenções.
Falo muito na esperança de que o Brasil ainda tenha solução .
(está acompanhando minha série sobre as belezas e riquezas do Brasil? Não tem pretensão didática, mas tem esperança.)
Abraços!

Luma Rosa said...

Assino embaixo!! Só que não quero me preparar para consequência alguma, pois ainda espero que uma grande luz caia sobre esse povo! Bom fim de semana!

Fernando Valente said...

Não sei se o Brasil vai tão bem assim não. Lula fudeu com muita coisa. Nunca ví as coisas tão caras e as pessoas tão sem dinheiro como nos ultimos tempos. Aqui no Rio de Janeiro(culpa dos politicos locais também), os sinais de transito não funcionam, a rua tá extremamente esburacada e a cidade tá largada demais.

É algo complicado falar da situação do Brasil, porque temos uma tal de Rede Globo que mente pra caralho. Manipula, convence e tendencia muita coisa. Tem um documentário da BBC, Muito Além do Cidadão Kane. Eu sabia que eles mentiam, mas não sabia que era tanto. Como a população tem acesso a informação dessa forma?

Realmente, essas maiorias são chatas pra caralho. Tava vendo outro dia um pedaço do Jesus Camp, fiquei horrorizado. Parece aquelas coisas que se vê no oriente médio.

Eduardo said...

Lucia Soares, sim sua serie sobre o Brasil eh linda. Gostei muito.
Eduardo