Monday, April 23, 2012

Dia de São Jorge / Ogum

Comemora-se hoje mais um feriado criado pelos vagabundos políticos para oficializar mais um dia sem fazer nada. Como justificativa disseram aos ingênuos (os contribuintes) que era o dia de São Jorge. O dia 23 de Abril foi escolhido porque nesse dia o Candomblé celebra o dia do Orixá chamado Ogum, o senhor dos metais. Na época dos escravos, devido à condenação dos cultos africanos pela igreja católica, os escravos resolveram adotar a estatua de São Jorge para venerar Ogum e enganar os padres que pensavam estarem eles venerando o santo. O feriado então é uma homenagem a Ogum e a oficialização da data foi feita para agradar aos eleitores seguidores do Candomblé. Cuidado católicos porque estarão venerando a Ogum ao celebrarem esta data... Em maio de 1969 com a reforma do calendário litúrgico, o papa Paulo VI reduziu o santo para terceira categoria sujeito a veneração restrita e opcional, pois não existe registro histórico da sua existência, somente lenda. Não foi possível elimina-lo totalmente devido a ignorância dos fieis que acreditam nele e com isso fazem com que ele seja muito popular.

3 comments:

Mary said...

Pois e', foi feriado no RJ.

Luma Rosa said...

São Jorge é padroeiro de tantos países, inclusive da Inglaterra. Como assim, terceira categoria? É ou não é santo!!
Sou deísta e não comemoro dia de santo, mas respeito a bondade e história de vida em prol do bem comum. Esse guerreiro certamente foi muito admirado em seu tempo e em épocas de caças às bruxas, muito bom ter uma figura masculina em combate para o povo idolatrar e tornar santo.
Quanto ao feriado, foi um acordo do governo estadual com o municipal do Rio e não foi comemorado o dia do aniversário da cidade e transferiram para o dia do Santo.
Por morar a bastante tempo no Rio pude captar a alma do carioca e entender que sagrado é o mar. Então, se tiver feriado Santo ninguém está cometendo pecadinhos em usufruir da praia no meio da semana. :)
Bom fim de semana!!

Eduardo said...

Pois é, Luma, foi o papa quem passou o santo para terceira categoria, por falta de provas...
Quanto ao Ogum, estou certo de que o pessoal do Candomblé festeja esse dia com alegria, graças ao feriado; quanto a nós, pobres mortais, resta apenas ir à praia.
Vivam os santos e seus respectivos feriados!