Tuesday, April 6, 2010

THE GREATEST SHOW ON EARTH

Esta é a minha primeira publicação oficial neste meu blog, para tanto eu busquei um tema que tivesse a ver com um início: o início de nossa vida neste planeta; a evolução das espécies.
Há quem não aceita ter parentesco com os aborígenes da Austrália; acontece que todos os humanos vieram da África. Por acaso descendemos dos macacos? Claro que não; não podemos descender de nossos irmãos, de nossos contemporâneos; apenas de nossos pais e ancestrais comuns. Temos ligação mais próxima com os ratos do que com os porcos. Somos parentes em tempos longínquos dos besouros. Qual nossa conexão com um brócolis? Os vegetais e animais tem origem comum no inicio da vida. Qual nossa relação com uma pedra? Todos os elementos com numero atômico maiores que o do Hidrogênio foram criados em estrelas e em explosões de estrelas gigantes chamadas Supernovas…

Observo com freqüência a reação negativa das pessoas a temas que desconhecem. Parece sem sentido ser contra sem saber do que se trata, mas essa atitude é muito comum em relação a pessoas e obras. Pessoas criticam outras sem saber os motivos que as levaram a fazer o que fizeram. Muita gente não gosta de muitas coisas porque “acham” que não são boas. O que a ciência já descobriu sobre a origem das espécies desde que Darwin publicou seu trabalho pioneiro sobre este assunto em 1859 é impressionante, porém muitas pessoas preferem permanecer desinformadas; seja por que ouviram dizer que contradiz suas crenças ou por qualquer outra razão não explicada. Por isso aceitam ficarem proibidas pelos outros ou por decisão própria de ler a respeito. Equivale a dizer: sou contra; não sei bem porque, mas sou contra.

Dizer se acredita ou não em evolução das espécies é como dizer se acredita ou não na existência do sistema solar, no afastamento contínuo das galáxias ou nas leis da termodinâmica e demais leis da física. Esses assuntos não são para se acreditar ou não; são para se conhecer ou não e eventualmente concordar ou não, pois sendo ciência não constituem crença, mas conhecimento com base em teoria comprovada por experimentos e evidências físicas. A ciência está sempre pronta a revisar suas teorias quando existem discordâncias e neste caso novas evidências são apresentadas com o objetivo de se entender melhor o tema em questão. Não existe ciência estática; ela é dinâmica e a ciência de hoje busca estar solidamente apoiada em evidências atualizadas e comprovadas.

Creio estar certo quando escolhi este tema como sendo um que desperta grande curiosidade popular e freqüentemente é tema de debates calorosos como, por exemplo, ao se discutir o currículo da cadeira de ciências nas escolas dos nossos filhos. Falta conhecimento, e em busca de uma fonte que atendesse essa necessidade com linguagem voltada ao público leigo, encontrei a seguinte obra:

O Maior Espetáculo da Terra - As Evidências da Evolução
“The Greatest Show on Earth – The Evidence for Evolution”
de Richard Dawkins

Recomendo a todos vocês lerem essa obra pelas duas razoes fundamentais que vou enumerar:
1) Entendimento claro da teoria da evolução das espécies e das evidências científicas em que ela se baseia.
2) Aquisição de conhecimento científico básico de temas e expressões freqüentemente mencionados em jornais, revistas, na mídia em geral e em conversas informais

Após o término da leitura, vocês receberão um bônus: o conhecimento básico do que significam as seguintes coisas: fósseis, Australopithecus e hominídeos; domesticação por mutações de animais e plantas em curto prazo; mutação, influência do meio ambiente e seleção natural; limitação de tamanho em animais e plantas; alterações em órgãos e membros, deficiências orgânicas, presa e predador, teodicéia; a dependência de todas as formas de vida da energia solar; o átomo, seus componentes, isótopos, reações químicas e catalisadores; medição do tempo pelo processo atômico radioativo, pelo argônio 40, pelo carbono 14 e espectrometria, pelos estratos das rochas sedimentárias, pelas estrias em árvores, pela hibridização do DNA e processo de similaridade genética, divisão dos períodos em Cambriano, Devoniano, Carbonífero… Triássico, Jurássico, etc; DNA, RNA e genes; bactérias e vírus; proteínas, aminoácidos e enzimas (vitaminas); células e invaginação, células genéricas (do embrião) e sua transformação em especializadas (durante seu desenvolvimento); placas tectônicas, movimentação do magma; e outros.

Não se assustem com essa lista, nem desistam de ler porque ela parece muito “científica”; a informação apresentada é básica, porém com detalhes suficientes para que haja um bom entendimento por um leigo no assunto sem a necessidade de um estudo científico aprofundado. Se alguém quiser ir além basta procurar livros especializados. Vocês vão gostar de aprender tudo isso com a leitura de apenas um livro.
A leitura em si é agradável e muito didática; garanto que o livro não é “chato”; vocês vão gostar. Recomendo utilizar todos os muitos intervalos disponíveis para tanto: salas de espera, recreios, minutos antes e depois de refeições, antes de dormir, etc. Cada 5 minutos de leitura serão muito bem aproveitados.
Boa sorte e divirtam-se; bem vindos ao mundo da ciência!
Eduardo

8 comments:

Lucia said...

Esse foi um dos livros que te dei? Quero pegar emprestado, mas ainda estou tentando acabar o "Principe" que esta comigo.

Ja conversamos mt sobre isso, tb nao entendo a cabeca de certas pessoas em aceitar algo que outras dizem ser certo.

Pq nao explorar, pesquisar e aprender por elas mesmas? Pq viver dessa maneira presa a palavras e crencas de outros que mts vezes somente prejudica a propria pessoa. Mts vezes chega ate a ser pura lavagem cerebral. Uma pena e de uma certa maneira, triste.

bjos

Lucia Silva said...

Eduardo, so a maturidade é capaz de nos dar a capacidade de ouvir. Eu acho que de tudo o que ouvimos teremos sempre algo a aprender. E já aconteceu comigo não concordar mas no fundo saber que o que estou ouvindo faz sentido.
Deu pra entender?
Bjs.

Eduardo said...

Lucinha, as pessoas tem o direito de permanecerem desinformadas, seja por alguma razao pessoal como falta de tempo, desinteresse pelo assunto ou falta de oportunidade, seja por pressao contraria por parte do grupo ao qual pertencem. Temos que respeitar a decisao delas. Existem casos extremos. Veja o caso do fumo: todos os que comecam a fumar detestam o fumo; cheira mal, causa tosse, vomitos, tonturas, mas, para serem aceitos pelo grupo, continuam insistindo ate que ficam viciadas. Tudo isso mesmo sabendo nos dias de hoje que o fumo faz muito mal a saude alem de causar dependencia.
Neste meu artigo do blog tento dar as pessoas que nao tiveram a oportunidade uma alternativa facil e que nao exige conhecimento previo, para saber o que significa a teoria da evolucao das especies. Quem conseguir tempo para ler vai gostar muito.
Sim, este eh um dos livros que coloquei na lista para voces me presentearem de aniversario. Thank you; esta disponivel para voce ler quando quiser (junto com os outros 5 ou 8 que estao na sua fila).
Beijos, Dad

camila said...

Delicia de texto, novamente. Acho que isso e uma das coisas que mais me incomoda nas pessoas, e tenho que confessar que as vezes tambem ajo assim. Quantas vezes ja falei que nao gosto de alguma comida, por exemplo, sem antes mesmo ter provado?

Eu tenho uma dificuldade imensa em argumentar com pessoas que "nao acreditam" na evolucao. Como voce mesmo disse, isso nao e um assunto para se acreditar ou nao. E fato, e ciencia.

Um abraco.

Sonho Meu said...

Oi Eduardo,
so pra responder a tua pergunta feita la no blog sobre ovo de pascoa...aqui na Md tem um mercado luso-brasileiro onde se encontra tudo ou quase tudo do Brasil e Portugal. Foi lá que comprei meus ovos de pascoa da Lactea...muito bom por sinal. Se quizer te repasso o endereço, quem sabe o Sr. Manuel(portugues radicado nos states a mais de 30 anos), nao faz entrega via fedex. ;0)
bjs pra ti e depois eu volto pra ler o teu post que parece super interessante.
me

Mary said...

Excelente dica, mais conhecimento para meus argumentos. Abç

Beth/Lilás said...

Boas dicas mesmo!
Também sou pela ciência e um dos livros que estou ansiosa para ler é o que mostra as teorias de Darwin, mas fico sempre protelando e pego antes coisas mais leves.

Eu acho que, com certeza, tenho uma conexão com algum legume, penso ser uma couve-flor. haha

bjs cariocas

Eduardo said...

Beth, quando puder ir a uma livraria, de uma folheada nesse livro que estou recomendando - ja existe em portugues - voce vai encontrar o que esta procurando. Eu acredito que voce vai gostar muito dele.
Eduardo