Thursday, June 17, 2010

Comentários sobre vida racional em outros planetas

Para chegarmos a uma opinião sobre a existência ou não de vidas racionais em outros planetas precisamos efetuar uma análise utilizando três recursos básicos:
1) Ciência: baseia-se em fatos comprovados e informações concretas que permitam a elaboração de uma teoria ou proposição que explique o fenômeno sendo estudado.
2) Lógica: baseia-se em outros fenômenos já comprovados que por sua relação direta ou indireta com o fenômeno sendo estudado permita inferir uma possível teoria ou proposição, quando não existem dados suficientes para esse fenômeno que está sendo estudado, que possibilitem uma abordagem puramente científica.
3) Estatística e probabilidades: baseia-se em fórmulas matemáticas que indicam a probabilidade de ocorrência de um fenômeno, quando se conhecem as variáveis que atuam na sua ocorrência.

Muito importante para essa análise é a eliminação de qualquer interferência de crenças no processo ou estaremos distorcendo as conclusões por conta de opiniões sem comprovação. Nenhum método de análise de um tema concreto pode incluir opiniões e crenças. Se a pessoa que deseja se informar e chegar a uma conclusão tentar conciliar sua fé com o objeto ainda em estudo, estará acrescentando variáveis que pertencem a campos de estudos totalmente diferentes e irreconciliáveis, pelo menos durante a análise. Proponho que o faça depois, se assim o desejar, porém não antes de chegar a uma conclusão final com base nos três recursos que mencionei acima. Muito importante é não se preocupar se o resultado vai interferir com a sua crença. Se o desejo é aprender então busque o conhecimento sabendo de antemão que ao se aprender coisas, no mínimo algumas idéias e paradigmas anteriores poderão ser modificados.

Inicialmente podemos afirmar que, na Terra, a maioria dos animais é inteligente e apenas a espécie humana é racional; ou seja, sabe que existe e questiona o mundo que a cerca. Sabemos, pela ciência, que a vida surgiu neste planeta e que existe uma quantidade “astronômica” de planetas em nosso universo. Considerando essa quantidade de planetas, podemos afirmar por estatística que existe a probabilidade de existência de outros planetas parecidos com o nosso com condições de gerar vida. Pela lógica podemos especular que exista vida em muitos desses planetas. Ainda pela lógica e estatística podemos esperar que em muito poucos a vida conseguiu evoluir até gerar um animal racional. A ciência, por meio da teoria da evolução e mutações, nos informa como as muitas formas de vida modernas vieram de um ancestral comum. Ainda a ciência nos informa as diferentes mudanças climáticas e cataclismas por que passou o planeta nos últimos 2 e meio bilhões de anos (período este em que a vida surgiu e se desenvolveu) e das grandes extinções que por pouco não acabaram com toda a vida no planeta. Aprendemos com a ciência como a espécie humana evoluiu e passou a existir apesar dos grandes revezes e riscos de extinção por que passou. Finalmente a ciência nos informa das condições planetárias do nosso Sistema Solar que protegeram a Terra contra impactos devastadores que de outra forma teriam impedido a continuidade de qualquer vida.

Quando colocamos em uma formula matemática todas as variáveis que deram origem à espécie primata racional de características humanóides, incluindo extinções, casualidades, detalhes astronômicos e elementos da teoria do caos, chegamos a um numero absurdamente grande; ou seja, à conclusão de que a probabilidade é tão remota que não existem planetas suficientes em nosso universo que permitam a existência de um com a probabilidade de gerar outro ser humano idêntico a nós. Dito isso lembro que a estatística dá a probabilidade de ocorrência, mas não elimina a possibilidade; assim a lógica permite especular que, apesar de provavelmente não existir, também não se pode eliminar totalmente a possibilidade de haver uma outra espécie humana, talvez não igual mas parecida, em algum lugar no universo; mesmo que a probabilidade seja extremamente pequena. Essa especulação se baseia no fato de que coisas improváveis podem acontecer. Por exemplo, por estatística, embora a probabilidade de sair qualquer número em um dado é igual para cada um dos seis números, na realidade ao jogarmos o dado durante um certo tempo vamos obter um numero que saiu mais vezes que outros. Poderíamos pensar que, sendo a probabilidade a mesma, todos os números sairiam na mesma proporção.

Conclusões:
1) Pela ciência, como ainda não existe evidência comprovada, nem há fatos concretos, não podemos concluir que há vida em qualquer estágio de desenvolvimento fora da Terra. Pela lógica, amparada pela estatística, existe sim grande probabilidade e muita possibilidade de existir. Não é lógico imaginar que só há vida por aqui com tantos planetas existentes no universo. Eu estou convencido, embora sem respaldo científico, de que existe vida em todos os estágios de desenvolvimento, naturalmente em quantidades inversamente proporcionais ao grau de dificuldade.
2) Seguindo o mesmo método, podemos também concluir que uma vida racional de seres hominídeos como nós provavelmente não existe. A probabilidade de existir requer um numero de planetas maior do que o existente no universo, porém fica sempre uma muito remota possibilidade.

Houve contatos de humanos com ETs?
Os muitos relatos registrados carecem de evidência e na sua maioria têm todas as características de alucinações, crenças no irreal e erros de memória. Como mencionei no post anterior, a presença de bactérias e microorganismos na Terra impede um contato direto sem proteção total. Um alienígena teria muitas razões para evitar contatos diretos, porém contatos indiretos são possíveis. Infelizmente ainda não se conhece nenhum caso isento de duvidas, que eu saiba. Vou comentar esse problema da memória em outro post e volto ao assunto.

Recomendação final: não deixem que paradigmas e crenças impeçam o acesso ao conhecimento e ao direito de questionar. Busquem fatos e informações que suportem suas opiniões e estejam sempre dispostos a reconhecer erros, encarando divergências como oportunidades para melhorar. Questionem sempre, pois ninguém é dono de toda a verdade; porém se acerquem dos que estão atualizados e procurem aprender. Eu estou num processo de aprendizagem; sei muito pouco das coisas e reconheço que tenho muito chão a percorrer.

Obrigado por prestigiarem este blog.

4 comments:

Lúcia Soares said...

Eduardo, certamente eu também tenho muito chão para percorrer, e aprender.
Minha fé é cega: acredito e não preciso de provas. Este é o mistério da fé.
No entanto, leio muito e também tento entender a lógica dos cientistas.
Como disse no comentário anterior, e como você também conclui, pode haver ou não mais seres vivos em outras partes do universo.
Estou numa fase que sei distinguir o Deus da Bíblia e o Deus dos homens. Para mim é melhor acreditar que há quem olhe por nós, seja lá onde for e que nome tenha.
Não discuto que Ele criou o céu e a terra em 6 dias e descansou no sétimo...Nem que ele pregou uma justiça que aceitava "olho por olho, dente por dente", nem que no princípio Adão e Eva habitaram o Paraíso. Não é nada disso.
São as certezas, as evidências que moram no coração de quem crê Nele.
Para mim é confortável crer, entende?
Mas não há o que dizer a quem não crê, cada um sabe de si, cada um professa o que seu coração manda.
Abraços!

Mary said...

Intrigante e interessante este tema, ainda mais qdo se pensa que não basta encontrar "vida" é preciso também que ela raciocínie. Aguardo post de memória!
Abraço.

Lucia said...

Nossa, voce pra mim eh uma fonte de conhecimento e vc ainda diz que ainda esta aprendendo... Me lembro de uma vez voce mencionar que era uma pena a vida ser muito curta, pois assim que estamos comecando a aprender e a entender as coisas, chegamos no fim... It's not really fair, ne? Mas eh a pura verdade.

bjos

Beth/Lilás said...

Pois eu, caríssimos, só sei que nada sei!
Na verdade não penso sobre estes assuntos, sabe! Já houve um tempo em que pensei ou que investigava, lia alguma coisa, agora nem me interesso.
Estou realmente preocupada é com este mundo aqui, pois sei que se não fizermos coisas boas para preservá-lo, sofreremos na pele diretamente.
umbeijão carioca