Monday, June 21, 2010

PONTOS A PONDERAR PARTE 1


Vivemos uma era de ouro da ciência, que ampliou consideravelmente seus conhecimentos beneficiando a humanidade. Qualquer pessoa pode ter acesso aos resultados de pesquisas que consumiram anos de trabalho e investimentos altíssimos, bastando apenas comprar um livro ou mesmo por consulta grátis na internet. Hoje só não se informa quem não quer. O conhecimento protege as pessoas contra os aproveitadores e manipuladores de opinião que abundam por aí. O conhecimento ajuda a tomar as decisões mais adequadas para o bem estar de todos, além de evitar que as pessoas sejam enganadas. Por outro lado, tomando em conta pessoas que conheço várias dizem “não ter tempo” para se informar e outras não dizem, mas proíbem a si próprias de buscar a informação.

Existem no mundo livre, pessoas que optaram por possuir uma fé e outras não. Naturalmente estou excluindo esses países que ainda vivem na idade média onde seus habitantes não têm nem liberdade nem opção. Ter uma fé que proporciona paz e conforto é uma decisão muito boa. Uma fé que conforta quando se perde pessoas queridas e acalma perante a certeza da própria morte é um beneficio de muito valor. A fé que beneficia, faz as pessoas se sentirem melhor e as motiva para fazer o bem e ajudar ao próximo é uma força poderosa e muito importante. Uma pessoa que decide ter fé em uma entidade superior quando essa fé lhe faz bem, e ao próximo, é uma pessoa que deve ser respeitada, não nos cabendo o direito de criticar sua decisão. Como eu afirmei em um post anterior, eu respeito as pessoas boas e discrimino com todas as forças as pessoas más.

Uma pessoa que decide não ter fé e usufrui de todos os benefícios mencionados acima é uma pessoa que merece ser igualmente respeitada pela sua decisão. Viver em harmonia é respeitar as decisões pessoais das pessoas quando essas decisões não afetam negativamente os demais.
Um lado não deve execrar o outro; aceitemos as pessoas que vivem em paz

Espero que até agora todos estejamos de acordo. Vou a seguir colocar para discussão alguns fatos para que vocês pensem, porém não deixem que idéias e preconceitos interfiram nessa avaliação. Vamos agir como um pesquisador que observa antes de tirar conclusões, sem deixar que suas idéias interfiram no resultado.

Analisemos alguns acontecimentos e fatos da atualidade:
Para melhor compreensão do que se passa na cabeça das pessoas envolvidas, vejam como fica o noticiário quando o relato se aproxima da maneira de pensar dessas pessoas.

1) Em 11/9/2001 nos USA, 19 jovens inteligentes e bem intencionados, se dispuseram a sacrificar a própria vida para assassinar infiéis inimigos de Allah. Como recompensa por essa boa ação Allah os recompensaria com o paraíso e 72 virgens cada (“virgem”, na verdade, é uma tradução errada para árvores com poderes de agradar os sentidos e trazerem o bem estar), com a possibilidade de ainda levarem para lá seus parentes diretos.

2) Durante a Guerra da Bósnia, cristãos se dedicaram a erradicar muçulmanos amaldiçoados por Deus e inimigos dos homens de boa vontade.

3) Na Irlanda, por muitos anos, protestantes seguindo inspiração divina arriscaram a vida guerreando católicos, notoriamente identificados como inimigos da verdadeira fé.

4) Glorinha em seu blog publicou um post com uma notícia que vou repetir: os jogadores do Santos, Robinho, Neymar, Ganso e Fabio Costa se recusaram a sair do ônibus e entregar ovos de páscoa a crianças com deficiência cerebral. Como essas crianças são cuidadas pelo Lar Espírita Mensageiros da Luz, conduzido pelo diabo, os jogadores, cristãos fervorosos, naturalmente não puderam prestigiar uma obra reconhecidamente pertencente ao capeta.

5) Em pesquisa periódica realizada pelo instituto Gallup nos USA durante os anos de 1993, 97, 99, 01, 04, 06, 07 e 2008 obteve-se que cerca de 40% dos entrevistados (44% em 2008) acredita que a Terra tem uns 10 mil anos de existência e que os humanos e todos os animais de hoje foram criados na atual forma naquela época. Esses americanos estão profundamente preocupados com os 60% da população que, ao não reconhecer a verdade que está na bíblia, certamente sofrerá a condenação eterna.

(Essa pesquisa me deixou atônito! Num país onde frequentemente na televisão se assiste a documentários sobre universo, sobre o nosso planeta e sobre antropologia e paleontologia, entre outros, uma grande parcela da população prefere ignorar os fatos. Será que algum deles também acredita que o Sol gira ao redor da Terra? Para mim é como se essas pessoas acreditassem em Papai Noel, coelhinho da páscoa, saci pererê e mula sem cabeça, coisa que faria qualquer pessoa esclarecida rir de tanta ingenuidade).

O que está acontecendo com essas pessoas? O que é responsável pela violência dos três primeiros itens, pela atitude irracional do quarto e pela falta de conhecimento voluntária do quinto? Eu comentei antes que a fé pode ser muito boa, por isso acho que não é a fé em si, mas a manipulação dela que causa o problema.

O que nos espera no século XXI?

Vou deixar meus comentários para o post seguinte; farei agora uma pausa para reflexão dos que quiserem fazê-la.

Shrek em recesso no pântano tentando entender a humanidade.

7 comments:

Mary said...

Lembrei de um texto em inglês qdo vi o título do seu blog ( Points to ponder )> Então, vou ponderar sobre apego e volto! Abraço.

Beth/Lilás said...

O que nos espera, penso eu, seja a proliferação de mais e mais religiões e seitas, pois é isso que dá dinheiro e consola os corações desesperançados.
Acho que vou procurar um recesso em algum pântano também, isso tudo me dá uma gastura, rssss
bjs cariocas

Glorinha L de Lion said...

Oi Eduardo, me perdoe, mas naquele dia estava tão mal, que achei que vc se referia a algum post sobre futebol, jogadores do Santos e escalações de time...em tempos de copa onde todos só pensam e falam sobre isso, achei que vc tinha errado de blog...mil desculpas. Tudo bem citar o texto, que aliás saiu nos jornais daqui essa notícia horrível que deveria era envergonhar esses bitolados que sofrem uma lavagem cerebral tamanha que nem raciocionam mais por conta própria. Eu, como sabe tenho desprezo por todas as religiões. Respeito quem tem fé, mas desprezo os dogmas. Já falei tanto sobre isso lá no meu blog, que acho que já esgotei a questão. Um abraço.

Lucia said...

Bom, voce sabe como penso a respeito. Acho a maioria das religioes algo como lavagem cerebral que nao deixam as pessoas pensarem por elas propria, mas respeito a fe dos outros assim como espero que respeitem a minhas nao-crencas.

Acho o cumulo certas pessoas se acharem melhores que as outras so pq o tal deus delas diz ser assim. E ja vem condenando, ridicularizando, julgando e tudo mais os outros. Isso pra mim eh feio demais! Cada um faz o melhor pra si e o mais importante eh respeitar um ao outro.

Nao entendi nada esse negocio de santos que falou acima com a glorinha. bjos

Eduardo said...

Agradeco os comentarios; depois vou colocar os meus no proximo post. Glorinha, eu vejo futebol somente na copa para me divertir. Eu deveria ter explicado melhor que nao se tratava de futebol, mas de mau comportamento dos jogadores.
Ocorre que eh necessario que as pessoas procurem informacoes que ajudem a avaliar certos dogmas nas religioes que estao ultrapassados e podem mesmo prejudica-las e aos outros; vide os exemplos. Como muitas vezes afetam as pessoas de fora, cujo exemplo extremo eh o terrorismo, nao podemos ficar calados. Eh preciso alertar a todos.
Um abraco

Lúcia Soares said...

Eduardo, um dias desses vou publicar um texto que estou "rascunhando" há meses, falando de religião.
Sou católica, acredito em Deus, anjos, santos, Jesus, Maria...mas não sou nem um pouco bitolada. "Prefiro" acreditar em muitas coisas, do que não acreditar. Porque cresci sendo doutrinada e aí "penerei" o que me interessou e "deletei" muita coisa.
Mas amo a Deus e creio Nele, como um mistério mesmo. E Ele está sempre comigo, mesmo quando penso que não. Já tive raiva, já duvidei, mas Ele é boa companhia e achei melhor ficar quietinha com Ele perto de mim.
Não nego nada científico, apenas acho que posso pensar que a "estória" que a Bíblia nos conta (as estórias) têm também sua verdade.
Detesto preconceito, detesto fanatismo religioso.
Às vezes falo muito em Deus, para ver se as pessoas sem alento se entreguem a Ele e esperem dias melhores.
Não que quem não crê não possa ser feliz.
Claro que pode, deve e tem que ser feliz.
O verdadeiro Deus é a bondade, o amor ao próximo, a nós mesmos e a caridade.
Abraço!

Eduardo said...

Lucia Soares, obrigado pelo comentario. Voce eh ponderada e nao aceita fanatismo; essa eh a maneira de conciliar crenca com informacao evitando ideias ultrapassadas e seguindo a mensagem positiva da religiao. Conheco poucos que seguem a mensagem; a maioria prefere a supersticao e a intolerancia.
Tenho muito interesse em conhecer o seu texto sobre religiao.
Um abraco
Shrek