Monday, June 20, 2011

VIDA E MORTE: ALMA ?


Era uma vez… por volta de 6 milhoes de anos atras, ocorreu uma mutacao significativa na familia dos primatas; mutacao que iria dar origem a uma nova especie. Mutacoes como essa ocorrem de tempos em tempos desde a origem da vida, e sao responsaveis pela diversidade das especies no planeta. Nao se sabe qual dos dois grupos que resultou dessa mutacao; o que se sabe eh que a partir dai dois grupos distintos, o que gerou os chipanzes e o que gerou os humanoides, passaram a coexistir. Mutacoes menores continuaram a ocorrer gerando subspecies, a maioria extinta hoje, e por fim chegamos ao ser humano de um lado, e aos chipanzes e bonobos de outro. Esse animal humano, porem, iria transformar o mundo.

Em algum momento nos ultimos um milhao de anos, de maneira gradual, mas acelerada, o humanoide percebeu a sua existencia! E descobriu o medo e a angustia de deixar de existir.
A percepcao da propria existencia amplificou ao extremo a prioridade com si proprio em relacao ao ambiente exterior. Dai em diante tudo passou a ser dividido em duas partes bem distintas. A maior parte de tudo eh o “eu”, a individualidade e tudo o que diz respeito a propria pessoa; a outra parte, muito menor e de pouca importancia sao os outros (animais e plantas), o planeta e todo o universo. Tudo a volta passou a ser secundario pois tudo eh visto e sentido de dentro do seu corpo, para fora, pelos seus sentidos. O humanoide passou a achar que ele estava preso dentro do seu corpo e cercado pelos outros e pelo proprio universo. Ele passou a ter a sensacao do “eu”. Agora era o “eu” versus o resto.

Com o passar do tempo, o humanoide se transformou em humano e com a complexidade de seu cerebro a sensacao do “eu” ganhou um novo nome: “alma” – ou outros nomes com o mesmo significado. Recusando-se a admitir que essa alma – o proprio “eu”- poderia morrer, o humano criou as religioes que apesar de nunca provarem nada pelo menos criam a ilusao de que a alma vai para algum lugar depois da morte e assim criaram deuses e definiram as regras em como apaziguar esses deuses para que nao atrapalhem a jornada da alma para um lugar melhor. Essa preocupacao eh tao grande que impede a maioria das pessoas em enfrentar a realidade do que se sabe atualmente acerca da vida e da morte. Melhor o conforto em acreditar que o Papai Noel trara o presente no natal do que o incomodo e despeza de ter de ir a uma loja comprar o presente.
Nao eh minha intencao aqui criticar religioes e pessoas, apenas confirmar um fato e abordar o que se sabe hoje.

O que eh a alma?
O estudo do cerebro humano tem descoberto coisas fascinantes, principalmente na area do comportamento emocional, intuicao e pensamento abstrato. Chega-se a conclusao de que a sensacao do “eu” eh uma das criacoes do cerebro, de certa forma ligado ao principio da auto preservacao. Lamentavelmente para os que alimentam a esperanca de continuar vivendo depois da morte, o “eu”, ou alma ira ter o mesmo destino que o cerebro quando morrer. Confesso que eh uma conclusao dificil de aceitar, entao tudo o que somos e conseguimos adquirir ao longo da vida estara perdido? Voltaremos a situacao do antes de nascer, a nao existencia? Nosso cerebro recusa-se a admitir isso e simplesmente descarta a realidade desgradavel; no intimo mantem uma esperanca de que afinal Papai Noel chegara no ultimo instante.

Para que vivemos, qual o sentido da vida? A vida nao tem sentido para os individuos; ela significa sim uma continuidade para os genes. A vida tem sentido para os genes e como sabemos eles continuam existindo, sendo mantidos assim pelas diversas especies deste planeta cuja funcao eh se reproduzirem. Os individuos sao os veiculos e sao descartados. Isso nao tira a grande importancia dos veiculos pois sem eles a vida ja teria se extinguido no planeta, porem apresenta uma perspectiva inteiramente diferente da relatividade das coisas. Ate final do seculo 19 os humanos viam a si proprios como o centro do universo, tudo tendo sido criado em funcao deles. Eh um choque quando somos colocados frente a frente a nossa verdadeira perspectiva.
Conclusao: a alma eh uma criacao do cerebro e ela existe enquanto o cerebro esta funcionando… Como disse Rene Descartes: Cogito ergo sum; penso, logo existo! (mas ao deixar de pensar, deixarei de existir…).

Como sera a sensacao da nao existencia? Certamente nenhuma! Alguem se lembra como era antes de existir? (Nao vale recorrer ao espiritismo ou outras crencas similares)
Entao o que acontece quando morremos? Vou abordar o que ocorre conforme o que a ciencia ja descobriu e comprovou ate o momento no proximo post. No que se refere a crencas e ideias impossiveis de serem comprovadas, isso deixo a criterio de cada um.

8 comments:

Mary said...

Aguardo segundo capitulo, abraco.

Luma Rosa said...

hehehehe bem difícil aceitar que a alma existe somente dentro da nossa cabeça! O ser humano gosta de se sentir especial, é isso! A perpetuação da vida através dos genes é uma boa maneira de refinar a espécie - estaremos melhorando? Beijus,

Eduardo said...

Luma, sempre temos a esperanca de uma existencia futura e no meu blog procuro sempre abordar os fatos cientificos, porem sonhos nao sao realidade. Eh muito dificil aceitar a nao existencia da alma e portanto a nao existencia futura. Por outro lado a ciencia ainda tem muito o que descobrir. Eu acho sim que nossa especie esta melhorando rapidamente com o auxilio dos memes. A manipulacao dos genes no futuro sera um grande passo para a humanidade.
Obrigado pelos comentarios.

Eduardo said...

A proposito, para quem quiser mais informacoes sobre o processo que o cerebro usa para criar a alma e os deuses recomendo o livro "why we believe in god" de Andy Thomson.
Shrek

Lúcia Soares said...

Prefiro acreditar que há vida depois...da vida! rsrsr
Beijo!

Beth/Lilás said...

Poxa que texto interessante e ao mesmo tempo difícil,pelo menos para mim que não sou nem um pouco ligada nestas questões físicas e científicas!
Eu juro que li tudo. hehe
E olha, no final, continuo dizendo que: Só sei que nada sei!
É muito complicado para a minha cabeça saber que vou morrer um dia e não serviu para nada tudo que fiz nesta vida, tanto esforço em várias ocasiões, tantos aborrecimentos, alegrias, choros, raiva, para quê afinal?
EU QUERO SER UMA ESTRELINHA NO CÉU!
buáaaaaaaaaaá
Pelo menos era assim que minha mãe falava pra mim quando era criança e acaba que isto se encaixou de um tal modo em minha cabeça que, toda vez que o céu está estrelado e eu olho pra ele, fico imaginando que uma daquelas é meu pai, a outra minha avó, meu avô, meus ancestrais, meus amigos e parentes e todo o resto deste planetinha que já foi para outra estratosfera.
Bem, se não é assim, pelo menos prefiro acreditar nisso do que em inferno, purgatório e céu. Coisa mais inverossímel, né mesmo?
beijos cariocas

Eduardo said...

Beth, permita-me discordar que nao serviu para nada tudo o que voce fez e ira fazer. Voce interagiu com outras pessoas de muitas maneiras: VOCE FEZ A DIFERENCA, e isso nem a morte podera apagar. Orgulhe-se de que voce contribuiu muito mais do que podera imaginar porque as pessoas tem uma tendencia a serem demasiado modestas e nao verem quao importante para a vida que elas sao. Nao importa o que ira ocorrer depois que deixarmos de existir, porque viveremos na memoria dos que ficarem. Nos interferimos mesmo sem perceber na vida de muitas outras pessoas que irao influenciar por sua vez as geracoes que virao.
Voce sera uma estrelinha, nao no ceu distante, mas aqui na Terra junto das pessoas.
Fique em paz, e de bem com a vida.
Shrek

Beth/Lilás said...

Obrigada amigão!

Olha, eu comentei no texto errado, deveria ter deixado este comment no post acima, mas agora você entendeu, né memso?
abraços cariocas