Sunday, June 26, 2011

Vida e morte: e depois?

























Outro dia, assistindo a um filme sobre migracoes de animais, apareceu um senhor que ha 18 anos pesquisa as borboletas Monarch. Vejam que nao sao todas as borboletas, mas apenas as Monarch que migram do Mexico aos USA e voltam em tres geracoes! Ele sabe tudo sobre essas borboletas e todos esses anos de pesquisa, naturalmente trouxeram um conhecimento enorme sobre elas.
Como ele existem milhares de cientistas no mundo dedicando-se a estudar cada aspecto do conhecimento humano: animais, plantas, o planeta, o universo, a composicao dos elementos, o comportamento dos humanos, a fisica, quimica, matematica, historia, etc, etc. Com os recursos que existem hoje e todo esse esforco e dedicacao, nunca a ciencia acumulou tanto conhecimento quanto nestes ultimos 60 anos. O que era supersticao, crenca e ignorancia, hoje ou ja existe comprovacao da realidade ou ha hipoteses em estudo para confirmar sua validade.

O estudo do cerebro humano descobriu a origem de nossas emocoes, reacoes, imaginacao e sonhos, bem como o processo de criacao de amigos imaginarios pelas criancas e de almas e deuses na adolescencia e idade adulta. Um livro interessante que informa como esse processo ocorre eh o “Why we believe in god(s)?” de Andy Thompson.
A morte em si nao assusta porque eh um acontecimento normal, porem a ideia de que nos podemos desaparecer da existencia nesse processo tem sido um grande motivador da criacao de religioes e deuses, que tentam garantir que isso nao ira acontecer. Infelizmente sonhos e desejos nao alteram a realidade das coisas, e se comecarmos a questionar as crencas, veremos que elas nao se sustentam por total falta de evidencia. Resta se informar acerca do que a ciencia sabe hoje, levando-se em conta que apesar de todo o progresso ainda ha muita coisa a ser estudada e entendida. Prefiro nao confundir ninguem com suposicoes, assim vou abordar o que se sabe e nao o que se acha.

Vimos que a vida eh uma continuidade dos genes e as formas de vida sao os veiculos para a continuidade desses genes. Como ficamos nos, os veiculos, nesse processo?
O “eu” ou alma, sendo uma reacao do cerebro, quando este deixa de funcionar, tambem desaparece… O problema eh que se busca uma solucao “humana” para essa questao. Busca-se uma alma que seria um “humano” em outra dimensao, com bracos, pernas, cabeca, emocoes etc. Deve-se deixar de lado esse pradigma e buscar em areas mais concretas porem bem diferentes.



Sabemos que o atomo nao eh mais um conjunto de eletrons, protons e neutrons. Os protons e neutrons nao existem e sim um conglomerado de “particulas” chamadas de quarks, muons, pions, bosons, etc. Essas “particulas” nao sao particulas mas sim formas diferentes de energia. Portanto tudo no nosso universo se resume em diferentes formas de energia. Nos somos compostos dessas formas de energia. Quando o corpo no formato atual se decompoe, as formas de energia nao sao eliminadas mas rearranjadas em outros sistemas, juntamente com outras formas de energia, como calor, luz, etc. E assim eh com tudo e todos desde a origem do nosso universo. Continuaremos por ai no formato original de antes do nascimento porem rearranjado, mas sem a consciencia humana, e sim sob formas de energia em geral. Resta saber se a evolucao de animais mais sofisticados como o ser humano e outros que estao mais proximos tambem gerou uma combinacao de energia que resultou no fenomeno cerebral chamado consciencia e emocoes complexas, e quais os desdobramentos disso.


Agora minha opiniao: o mais certo eh que desapareceremos como individuos e continuaremos como diversas formas de energia em outros sistemas. Se existem outras formas de energia ainda desconhecidas, muito provavelmente nao estarao ligadas a individualidade dos animais mas a outras coisas muito diferentes. Ate que se saiba mais a respeito, o que devemos fazer eh viver o melhor possivel nossa unica realidade. Preocupacoes com vida apos a morte, viver sob constante medo de punicoes divinas, pecados e outras bobagens somente destroem a alegria de viver e voces hao de convir que desperdicar a vida eh um tremendo absurdo.

5 comments:

Mary said...

A memoria ou pensamento altera funcionamento do gene? E de que jeito?Abraco, Mary.

Eduardo said...

Ola, Mary. Os genes estao no DNA das celulas e nao sao afetados por nossas acoes. Apesar de todo o nosso livre arbitrio somos o veiculo dos genes e nao podemos altera-los por conta propria. Somente a engenharia genetica no futuro podera fazer alguma coisa.
Nossa mente pode fazer muita coisa em relacao as nossas reacoes e sensacoes, mas alterar genes esta fora disso.
Um abraco
Eduardo

Lucia said...

Amen, pai! Adiciono que a vida eh curta demais e so agora estou percebendo isso, que quanto mais velha eu fico, mais rapido o tempo passa. Tenho ate um pouco de medo, sabe? Nao de morrer, mas de nao aproveitar e fazer tudo que quero fazer. Ja perdi tempo demais nos meus anos 20 e foi uma grande licao pra mim.

bjos

Lucia said...

I don't know pai... eu acho que nosso pensamento ou "poder da mente" se soubemos usar, alteraria os genes sim. Nao temos capacidade de so com o pensamento, curar nosso proprio corpo? Entao, pq nao?

bjo

Eduardo said...

Vamos esclarecer: os genes sao combinacoes de proteinas presentes como pedacos do DNA. Nao ha como o pensamento intervir nisso. O pensamento cura o corpo em casos raros e quando existe um fator psicossomatico. Um estado mental mais relaxado ajuda ao corpo a combater doencas e problemas porque nao insere stress, mas somente os anticorpos podem efetuar a cura de uma doenca - auxiliados pelos remedios conforme o caso. Uma doenca mental de comportamento eh diferente e nesse caso o estado mental ira influenciar nos resultados.
beijos
Dad