Friday, June 10, 2011

A Vida

Em seu Blog “Mae Gaia”, nossa querida Beth/Lilas apresentou o post do dia 7 de Julho entitulado “Para Carina, com carinho”. Um lindo post sobre a vida com videos muito bonitos. Como de costume, os posts da Beth sao para se ler e se deliciar, e esse eh mais um que confirma a regra; bonito, poetico e profundo.
Nesse post aborda-se a vida e esse eh um tema que me fascina, dai ter ficado motivado a tecer alguns comentarios a respeito.
No seu post a Beth menciona:

A excelente escritora e jornalista Adília Belotti, ilustra em um de seus textos o seguinte:

"Perguntaram para um pastor, para um padre e para um rabino quando a vida começa. O padre imediatamente disse: “No instante da concepção”. O pastor, coçou a cabeça e respondeu: “No momento em que se nasce”. O rabino então virou-se e falou: “A vida começa quando os filhos saem de casa e o cachorro morre…”

Muito verdadeiro, afinal filhos dao muito trabalho, nao eh? Mas valem muito a pena. Tirando o aspecto engracado dessa piada, ela apresenta o lado filosofico preocupante de como muitas pessoas buscam informacao nos lugares mais improvaveis.
Nao eh razoavel fazer a pergunta de quando a vida comeca a religiosos, pois essa pergunta eh area da biologia que nao tem nada a ver com religiao. Os religiosos podem responder com pleno conhecimento de causa a temas da religiao que pregam, porem quase nada acerca de temas cientificos e historicos porque sao temas totalmente dissociados da religiao, a menos que eles sejam tambem especialistas nesses campos.

Para se responder a pergunta de quando a vida comeca eh preciso definir o que eh a vida. Se definimos que uma vida eh quando um novo animal ou planta comeca a se desenvolver, entao o inicio eh o momento do surgimento da primeira celula capaz de produzir esse ser especifico, completo e unico – simples como uma bacteria ou complexo como um humano – depois de um certo tempo.

A vida porem nao eh apenas isso. A vida de um organismo, pode ser definida como a capacidade de sobreviver por um tempo suficiente para se reproduzir. Para haver continuidade de reproducao a vida tambem precisa ter continuidade. As celulas utilizadas no processo de reproducao sao celulas vivas. O organismo, as celulas utilizadas na reproducao e o(s) organismo(s) resultante(s) possue(m) formas de vida comum: os genes. Nessas condicoes, a vida comecou neste planeta em algum momento no periodo pre-cambriano por volta de 3,5 a 3 bilhoes da anos atras. Depois de seu surgimento a vida nao mais se extinguiu, porque os genes continuaram a existir, perpetuando-se de um organismo a outro.

Os primeiros seres com vida assume-se que foram moleculas organicas que deram origem ao que chamamos de genes. Esses genes acabaram por formar envolucros para sua protecao, chamadas celulas. Para simplificacao nao vou abordar as formas de vida tipo virus que nao possuem celulas mas vivem e se reproduzem a partir de celulas hospedeiras.

Como surgiram os genes? Chamamos de “replicators” ou replicadores essas primeiras moleculas que fazem uma copia de si mesmas. As copias sao moleculas que se arranjam para reproduzir o replicador original. Como esse rearranjo nao eh necessariamente exato, com o tempo ocorrem variacoes que dao origem a outros organismos e assim chega-se a complexidade e diversidade das formas de vida de hoje. O replicador eh chamado de gen. Os genes ficam abrigados nas moleculas organicas ou celulas. Com o passar do tempo ocorreram associacoes de celulas gerando organismos mais complexos abrigando entao varios genes. A continuidade da vida desses genes depende da sobrevivencia do veiculo que os carregam: organismos mais e menos complexos, dependendo das suas condicoes de sobrevivencia o tempo suficiente para se reproduzirem e manterem a continuidade dos genes.

A conclusao disso tudo, apresentado de maneira muito simplificada eh a seguinte. As diferentes formas de vida se reproduzem e dao surgimento a especies novas a partir de um processo de continuidade onde a vida em si nao cessa, mas se propaga de um organismo (veiculo) a outro por meio de “celulas” vivas contendo genes. Os veiculos morrem porem os genes nao.

Nos, os humanos, e todos os animais e plantas morremos, porem a vida – os genes - nao morre; ela continuara ate que cesse toda e qualquer possibilidade de vida no planeta. Com a vaidade que nos eh peculiar costumamos pensar que nos somos a vida e que a vida eh a nossa vida. Quando morremos acaba a vida, porem em ultima analise somos apenas o veiculo de propagacao dos genes. Eles sao imortais; nos somos descartaveis! Nos possuimos a vida por um periodo, depois passamos adiante. A vida eh o gen.

Voces conhecem a questao de quem surgiu primeiro; o ovo ou a galinha? A resposta eh muito facil: a galinha eh a forma que o ovo encontrou de produzir outro ovo.



A seguir ilustracao de um gen no nosso DNA e a proporcao de alguns dos mais de 30 mil genes do nosso DNA.

3 comments:

Luma Rosa said...

Eduardo, gostei muito das suas explicações e do descarte da relatividade da vida! Quer dizer que só morre quem não distribuiu os genes? Também gostei de pensar que somos apenas veículo e que não nos cabe a decisão da perpetuação da espécie. Bom fim de semana enamorado!! Beijus,

Beth/Lilás said...

Queridíssimo Shrek/Eduardo!
Primeiramente, thanks pelas gentis palavras ao meu humilde bloguinho.
Depois quero dizer que suas explicações são sempre interessantes e inteligentes, partindo de alguém que gosta de se informar e grande estudioso como você o é, portanto, fiquei muito satisfeita com suas colocações, inclusive encheu meu coração de alegria e esperança de saber que continuarei viva, perpetuando por mais gerações com meus gens.
Você abrilhantou meu post inicial com todo este post explicativo e científico, obrigada.
grande beijo, carioca

Lúcia Soares said...

Eduardo, assim é. Nem é complicado.
rsrs
Ler você é sempre bom. Esclarece.
Beijo!