Thursday, July 14, 2011

A humanidade esta mais esclarecida?

Quando comparamos a proporcao entre o numero de pessoas que possuem conhecimento e aqueles cuja ignorancia eh quase absoluta, vemos uma grande oscilacao ao longo dos seculos. A alternancia do periodo de grande desenvolvimento intelectual na grecia antiga seguido da queda e limitacao mental da grande maioria das pessoas na idade media e depois a volta a razao com a Renascensa e Iluminismo pareceu indicar que a humanidade conseguiu se recuperar da grande queda de quase mil anos de ignorancia e analfabetismo.

Desde o ultimo seculo a ciencia, e portanto o conhecimento, atingiu uma velocidade de desenvolvimento e consequente acumulo de informacao nunca antes visto na humanidade. Podemos pensar que agora sim atingimos o patamar de desenvolvimento e conhecimento necessario para uma paz duradoura e crescimento pessoal a niveis inimaginaveis ate entao.

Eu estava entretido nesse pensamento quando me caiu as maos o livro “Islam Unveiled” (Isla Sem o Veu) de Robert Spencer – onde se le na capa: “questoes perturbadoras acerca da fe que mais cresce no Mundo”.

Isso foi uma ducha gelada em meu otimismo. Como sabemos as religioes criadas em uma epoca de crendices, supersticoes, muita ignorancia e violencia nao podem ser compativeis com a realidade de hoje. Elas precisam ser domesticadas, como aconteceu com o cristianismo, que nao pode mais queimar ninguem na fogueira. Muitos fieis ja conseguem se libertar da lavagem cerebral que sofreram na infancia e comecam a questionar os absurdos das suas religioes e interpreta-los de maneira mais moderna. Vejo essa reacao como resultado do conhecimento que essas pessoas passaram a ter ao acessarem as fontes de informacao e pensarem por si proprias. A religiao no mundo moderno ja nao possui os meios violentos do passado para impor o seu dominio, e com o tempo parece estar evoluindo.
Devo mencionar um exemplo notavel dessa evolucao de ideias: o jesuita, cientista e ate recentemente diretor do Observatorio do Vaticano George Coyne. Trata-se de uma pessoa muito respeitada no meio academico e por muitos no catolicismo nao radical. Entre muitas observacoes lucidas e modernas ele diz que “all of the scriptures are written around/between 2000 BC and 200 AD, and modern science has only come into existence in the last couple hundred years, and thus the scriptures in no way contain any science and should not be taught as such” (todas as escrituras foram redigidas entre 2000AC e 200DC, e a ciencia moderna so apareceu nos ultimos duzentos anos, portanto as escrituras nao contem de nenhuma maneira qualquer ciencia e nao deveriam ser ensinadas como tal). Com isso ele condena o criacionismo e todos os que defendem esa ideia.

Infleizmente muitas criancas tem o azar de nascerem am lares de supersticao e crendice e elas terao muita dificuldade de se libertarem dessa influencia que ocorre justamente na epoca em que seus cerebros ainda estao em desenvolvimento. Mais infelizes ainda sao as que nascem em paises muculmanos. Nesses lugares nao existe opcoes. A pena para os que querem se libertar eh condenacao a morte…
A religiao islamica criada por Maome, um guerreiro violento e sanguinario (conforme escrito no propro Korao) eh uma combinacao das escrituras do judaismo e cristianismo, porem sem o lado pacifico do novo testamento e com regras para controle total das pessoas e constante incentivo a violencia para a sua propagacao contra os que nao a aceitam. O mandamento principal eh morte aos infieis e dominio do Mundo!

Nao consigo entender como eh possivel que essa seita seja a que mais cresce no mundo justamente quando eh totalmente contraria a liberdade individual, coletiva e todas as conquistas sociais que a duras penas o mundo civilizado conseguiu. Posso entender que se eles tem mais filhos que serao irremediavelmente contaminados e condenados a essa escravidao do que o mundo civilizado entao a afirmativa do livro esta correta; porem ate eles tem acesso a Internet – e portanto ao conhecimento. Nao eh possivel que os que tiveram a infelicidade de nascerem nesses paises, assim que adquirirem um pouco de conhecimento das coisas nao vejam como o islamismo afeta profundamente suas proprias vidas, proibindo tudo e tornando-os escravos de uma vida constantemente vigiada e opressiva. Meu maior pasmo eh quando leio que alguem do mundo civilizado ficou contaminado por essa seita. Como explicar isso? O que leva uma pessoa que esta num lugar seguro a olhar o abismo e se atirar nele?

A Europa esta sendo invadida por essa seita devido a complacencia e ingenuidade dos seus governantes e penso que nao ira demorar muito para surgirem conflitos sangrentos. Na Inglaterra agora existe a “Sharia Law” lei da religiao que permite espancar e matar mulheres, estuprar criancas (com a desculpa de se casarem com elas), mutilar a vagina das meninas e muitos outros absurdos, alem da, eh claro, abolicao de todas as liberdades individuais. Como foi isso possivel? Essa lei substitui a lei comum quando se trata dos muculmanos naquele pais… E eles querem que essa lei em futuro proximo substitua a lei civilizada para ser aplicada a todas as pessoas… Varios paises da Europa estao passando por esse problema. Como esta o Brasil?

Sera que agora que a ciencia posui o conhecimento e ele eh disponivel a todos, agora que conquistamos a liberdade de pensar, de expressao e de ser, vamos ver o mundo mergulhar em uma nova Guerra de Religiao motivada pelo desejo da ignorancia absoluta em impor a escravidao intelectual, moral e individual a todas as pessoas?
A maioria da humanidade emburreceu e continua acelerada rumo ao abismo?

9 comments:

Lúcia Soares said...

Eduardo, difícil questão. Para quem acredita numa religião, o que está escrito, ou é dito pelos estudiosos, é o que vale.
Sou católica, criada com a certeza de que existe um Deus e temos que ser fiéis a ele. Com o passar dos anos, aprendi a não aceitar tudo que lia, e sigo meu cristianismo,mas sem a interferência da Igreja.
Como acreditamos em livros de história geral, também podemos acreditar na Bíblia, que é um livro que retrata uma época. Muito do que lá é contado, é a verdade.
Acreditar ou não, depende de cada um.
Acredito em Deus porque me é conveniente, é confortável, preciso acreditar que Alguém me ampara, me acolhe.Não saberia negá-Lo.
Só não aceito o fanatismo.
Deus é Amor, é Paz, é Alegria, é Esperança, é Certeza. Do quê?
Cada um sabe em que ou em quem quer acreditar.
Sempre ótimo ler você.

Eduardo said...

Lucia, voce eh uma pessoa esclarecida, mantem sua fe sem se deixar levar por ideias ultrapassadas. Voce vai gostar de ler a respeito do padre catolico George Coyne; ele tambem mantem sua fe e aceita completamente a ciencia e tudo o que ela descobriu. Para ele o certo eh corrigir os erros das escrituras e manter sua essencia. A imagem do burro que eu utilizei tem a ver com os fanaticos e principalmente com os muculmanos os quais nao tem o privilegio de, como voce, depurar a religiao. Tem a ver com os que decidem entrar nessa seita, mesmo depois do uso da razao...
Triste, muito triste - e perigoso para nos.

Luma Rosa said...

Robert Spencer não fala ao vento, ele tem muitos leitores no site Jihad Watch. Li um artigo em que ele dizia da tentativa do Al Qeda de tornar a cultura Jihadista atraente para que sejam encorajados novos ataques suicidas. Agora treinam mulheres, educando-as para envolvê-las nas guerras contra o "inimigo", principalmente no que tange a criação dos filhos, preparando-os para serem no futuro combatentes do Jihad e casando-se com seguidores - pregam fundamentalmente que é através do martírio que virá a felicidade. Pelo que se sabe, mais da metade da população é feminina e que os jovens islâmicos são os mais ligados às atividades terroristas.
O fanatismo religioso é retrocesso e não é à toa que o oriente vive grande atraso intelectual.
Estou lendo um livro muito bom "Eu Matei Sherazade", de Joumana Haddad - pertencente a uma safra de mulheres mais esclarecidas no mundo árabe.
Bom fim de semana!!

Eduardo said...

Luma, realmente a adesao ao islamismo so pode ser possivel devido a um grande atraso intelectual, mas mesmo assim eu me pergunto como aquelas mulheres que tem um pouco mais de dicernimento - e devem ser muitas - nao reagem contra isso, ja que elas sao as miores vitimas. Quanto aos ocidentais que aderem a isso eu considero realmente burros.
Obrigado pelos comentarios

Eduardo said...

A proposito essas mulheres mais esclarecidas sao as do grupo da Joumana Haddad, nao eh?

Beth/Lilás said...

Bom, querido amigo Shrek, eu não professo nenhuma religião ou seita, mas até entendo quem as segue, pois é muito pelo que a Lucia fala aí em cima, ou seja, precisam dela para se sentirem confortáveis, em paz com a consciência e o tal temor a Deus.
Quanto ao islamismo não tem jeito, ele cresceu demais e se espalhou pelo mundo ocidental, talvez esta seja a maior guerra que o mundo irá travar daqui a alguns anos, pois o que eu vi de islâmicos em Londres e aí mesmo nos States é coisa de se espantar. Não sei dizer se isso é bom ou mal, pois enquadro religiões como iguais, todas são pragmáticas em seus conceitos e se tiverem seguidores mais acirrados nas idéias, tornam-se perigosas. Portanto, não acho que este seja apenas um defeito do islamismo e sim de todas elas. Veja o que aconteceu na semana passada na Irlanda, novamente quebra pau por conta de religião.
E você usou o termo 'seita', não sabia que o islamismo era uma seita, pensei que fosse uma religião, inclusive das mais antigas, não é mesmo?
Me espanta tudo no mundo atual, tanto mulheres com burcas azuis e treliça nos olhos como vi no metrô de Londres, como uma senhorinha analfabeta com uma bíblia debaixo do braço e um pastor tal qual ela, semi analfabeto, pregando e ditando conceitos de vida. Mas o mais engraçado mesmo é ver uma dessas mulheres, uma evangélica de carteirinha, com uma saiona comprida e uma blusa t-shirt com dizeres em inglês como a que uma usava noutro dia em pleno ponto de ônibus "I'm hot, eat me", não me lembro bem tudo o que estava escrito, mas era mais ou menos isso. kkkkk
abraço carioca

Eduardo said...

Beth, eu considero o islamismo uma seita por ser derivado do cristianismo e judaismo e nao se tratar de uma religiao original. Eu nao considero o islamismo como igual as outras religioes por sua total impossibilidade de separacao entre religiao e estado, e sua negacao de todos os direitos da civilizacao moderna. A religiao como conforto espiritual para as pessoas eh uma coisa boa mas o islamismo eh um serio perigo. A grande maioria das pessoas nao conhece o islamismo e tende a considera-lo como uma religiao como qualquer outra. Infelizmente nao eh. Estamos repetindo o erro de Chamberlain que considerou o nazismo como apenas mais um partido politico como outro qualquer. Resultou em guerra total.
Um abraco
Shrek

Beth/Lilás said...

Caro, Eduardo Shrek!
Hoje estou passando apenas para cumprimentar-lhe e desejar-lhe um dia lindo com toda esta mulherada da família à sua volta. Meus parabéns, felicidades, alegrias no coração e muitos anos de vida com saúde que é o mais importante.
Feliz Aniversário!
beijos e abraço carioca

Eduardo said...

Beth, muito obrigado pelos amaveis votos de aniversario e principalmente o de viver com saude e alegrias no coracao. Precisamos estar bem para curtir a vida e criar um ambiente de alegria a nossa volta
Um beijo
Shrek, do fundo do brejo